quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Feliz Natal!


Orientadores de estudos participam de formação do PNEM

Foi realizada na terça-feira, 16, formação da 2º etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) 2014, para os orientadores de estudos de cada Unidade Escolar do Ensino Médio e da Gerência de Educação de Maravilha. A 1º etapa encerrou em outubro, e no mês de novembro já iniciou a 2º etapa da formação do PNEM que se encerra em maio de 2015. “Os orientadores de estudos recebem as orientações na Regional e depois cada orientador repassa a informação nas Unidades Escolares com o grupo de professores”, explicou a formadora Regional Márcia Spanhol.
O SISMÉDIO é uma das ações do pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, fazendo com que os conhecimentos, angústias e organização didático-pedagógica do trabalho a ser desenvolvido no âmbito escolar sejam compartilhadas entre os professores participantes do curso.
Durante o dia foi realizado Estudo e Orientação curricular dos dois cadernos do PNEM da 2º etapa: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio,Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com leituras, estudo e discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Proposta Curricular de Santa Catarina e legislação (leis, pareceres, portarias e outros).
“Para a formação humana integral do nosso educando precisamos discutir os métodos envolvendo a Pesquisa-Trabalho-Ciência-Cultura; bem como emancipação humana e política e não neutralidade de currículos com isso discutindo a Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e as áreas do conhecimento”, cita Márcia.
De acordo com o gerente de Educação, Almir Da Rosa, a grande questão é estabelecer quais são os conhecimentos científicos básicos necessários a esse trabalho pedagógico e, também, suas consequências éticas e estéticas. “Entendemos que o planejamento pedagógico na área passará pela relação entre a escolha da abordagem pedagógico-curricular, aliada à seleção de conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, que resultem na ampliação da leitura de mundo dos estudantes e professores do Ensino Médio”, pontua Da Rosa.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ESCOLHA DE AULA – APAEs





                      PROCESSO SELETIVO


1ª CHAMADA ACT-2015

DATA: 16/12/2014 – TERÇA-FEIRA

LOCAL: AUDITÓRIO DA SDR- MARAVILHA

HORÁRIO: 14:00 HORAS



Link classificados:

Alimentação escolar terá mais produtos da agricultura familiar em 2015

A Secretaria de Estado da Educação (SED) assinou nesta quarta-feira, 10, contrato com 18 cooperativas para compra de produtos da Agricultura Familiar. Estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o diretor de Apoio ao Estudante da SED, Osmar Matiola, representantes das Cooperativas e da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados Dirceu Dresch e Luciane Carminatti e técnicos da Secretária da Agricultura.
O valor da compra da agricultura familiar com as 18 cooperativas é de R$ 8,07 milhões, que representa 22% dos recursos do PNAE/FNDE. Entre os produtos que passam a ser adquiridos do agricultor estão: banana, frango, iogurte, maçã, suco de uva, aipim, alface, batata-doce, batata, biscoito caseiro, carne bovina, carne suína, cebola, farinha de milho, feijão, laranja, leite, pão caseiro, repolho, tempero verde e tomate.
Para o representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jurandi Teodoro, as cooperativas catarinenses há muito buscavam essa parceria. “É fundamental colocar os produtos da agricultura familiar na alimentação escolar. Trabalhamos agora na busca de alternativas para quem tem dificuldade na parte logística”, comenta.
Os produtos estocáveis e menos perecíveis serão entregues nas Gerências Regionais de Educação (Gereds) ou nos locais previamente estabelecidos pela SED, sob supervisão das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs). As frutas e os derivados do leite serão entregues diretamente nas escolas.
De acordo com a Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfave), Valdecir Cachoeira, grande parte dos municípios catarinenses são atendidos pela Cooperativa e é um grande ganho trabalhar a partir de agora com o Estado. “Estamos muito satisfeitos com a assinatura deste contrato e esperançosos com a entrega dos alimentos em 2015”, afirma.
O governador Raimundo Colombo pediu ao secretário uma alimentação mais saudável aos alunos. Para isso, foi realizado um amplo trabalho junto às cooperativas. “Várias reuniões foram realizadas para que as cooperativas possam entregar os produtos da agricultura familiar. É preciso planejamento de produção junto aos produtores, definição de cardápio feito pelas nutricionistas, permitir a logística de entrega e armazenamento, contribuir com o modo de preparação nas escolas até o momento do alimento chegar à mesa dos estudantes”, explica Deschamps.
A meta da Secretaria para 2015 é realizar novas chamadas públicas e incorporar novos produtos. “A tendência é aumentar o processo de compra. Queremos fechar o ano com 30% do recurso da alimentação escolar sendo pago aos agricultores e colocar em definitivo a agricultura familiar na alimentação escolar dos nossos alunos das escolas da rede pública estadual”, finaliza o secretário.
Cooperativas contratadas e que irão fornecer produtos da agricultura familiar em 2015:
COOP. REG. AURIVERDE- leite
SABOR COLONIAL- leite, suco de uva
VIDEIRENSE- suco de uva
COOPERRICA- doce de banana, mel e biscoito caseiro
COOPERDOTCHI- mel
COOPERAQUI- doce de banana, mel e biscoito caseiro
CECAF- arroz parboilizado, feijão preto, doce de banana, suco de uva
NOVA VENEZA- arroz parboilizado e integral, biscoito caseiro
VALE DO ITAJAÍ- suco de uva integral
COOPERFAVI- biscoito caseiro de milho e suco de uva
ASSENTADOS DA REGIÃO DO CONTESTADO- feijão preto
NOVA PALMA- arroz integral e parboilizado, feijão preto, farinha de milho
NOSSO FRUTO- feijão preto, farinha de milho, biscoito caseiro, maçã fuji e banana
COOPERTRINTA- arroz parboilizado, feijão preto, biscoito caseiro de milho, suco de uva e mel
COOPERFAMILIAR- doce de banana e mel
COLIMAR- biscoito caseiro de milho
COOAFER- farinha de milho e biscoito caseiro de milho
CONAFOR- arroz parboilizado

Secretaria de Estado da Educação lança Proposta Curricular atualizada em São Miguel do Oeste


O resultado das discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina foi apresentado aos professores, secretários municipais de Educação e gerentes de Educação das Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira e Palmitos. O encontro foi realizado no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de São Miguel do Oeste, na tarde desta quarta-feira, 10.
Na oportunidade, foi apresentado o documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica. O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Estadual (PEE) e Nacional de Educação (PNE) e também está sendo visto como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação.
O resultado é uma proposta de Estado que vem sendo construída ao longo de 26 anos, em um processo democrático, com a mobilização de todos os professores catarinenses em webconferências, por meio de uma plataforma virtual e em seminários presenciais.
Segundo o gerente de Educação da SDR de São Miguel do Oeste, Moacir Martello, é importante que se garanta a formação integral com qualidade. “O que queremos é que os alunos gostem de permanecer na escola no período integral. Para isso, temos que acertar o que deu errado neste ano de 2014 e aprimorar o que já deu resultados”, afirma.

SDR Maravilha sedia 8º Encontro Regional dos Núcleos de Tecnologia Educacional

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Educação de Maravilha organizou, na última sexta-feira, 5, o 8º Encontro Regional dos NTEs. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha com a participação de integradores e multiplicadores dos NTEs de Maravilha, Palmitos, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Xanxerê, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Seara, Concórdia e Chapecó.
Segundo a Integradora de Tecnologias Educacionais de Maravilha, Juciane Dreifke o encontro regional dos NTEs ocorre anualmente e surgiu pela busca de novos conhecimentos e pela necessidade da troca de experiências entre as equipes de Multiplicadores.
“Esses encontros são de extrema importância para o encaminhamento e execução das atividades dos NTEs, pois propiciam a reflexão sobre as ações realizadas em cada núcleo, além de criar novas estratégias para as ações futuras e para os cursos de formação continuada oferecida aos educadores, que visam a integração das tecnologias na prática pedagógica”, finaliza Juciane.
No período matutino, foi realizada uma Palestra sobre o Marco Civil da Internet e Segurança na Web com o palestrante Waldemar Naujorks. Durante o dia outros assuntos foram discutidos, dentre eles: avaliação e socialização das atividades desenvolvidas pelos NTEs em 2014; planejamento das atividades para 2015; apresentação de atividades desenvolvidas durante os cursos de formação continuada pelo NTE de Xanxerê; apresentação do sistema de gerenciamento de bibliotecas desenvolvido pela EEB Professora Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, pertencente a regional de Dionisio Cerqueira; apresentação do Netbook recebido em algumas escolas da regional de Xanxerê, por meio do programa Pronacampo e Esclarecimento de dúvidas sobre o Linux Educacional 5.0.

Atribuições dos NTEs:
A. Promover o uso das TDIC aos profissionais de Educação.
B. Elaborar projetos de cursos de capacitação conforme as diretrizes do Proinfo e da SED.
C. Desenvolver formação continuada com foco no uso das tecnologias aplicadas a educação destinados aos profissionais da escola.
D. Operacionalizar os cursos da Série Salto para o Futuro.
E. Garantir a utilização do material pedagógico veiculado no TV Escola.
F. Orientar os gestores das escolas e os técnicos que atuam nas salas informatizadas sobre os procedimentos que se fizerem necessários para a manutenção dos equipamentos tecnológicos das UEs.
G. Prestar suporte técnico para a rede internet e software utilizados na Sala de Tecnologias.
H. Acompanhar e avaliar o uso das Tecnologias aplicadas à Educação.
I. Registrar as ações – cursos – nas plataformas da SED e Proinfo (SIPI/SIGETEC).

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dia 10 de dezembro: Feliz aniversário Marinês Pasquali!



 Parabéns!!!!
Que sua vida seja sempre regida por uma canção que fale de amor e felicidade e que faça de suas esperanças manifestações concretas e plenas de realizações.

 



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dia 09 de dezembro, aniversário de Milton Pires!!


Parabéns por mais um ano de vida. Que Deus esteja sempre ao seu lado nas realizações de suas conquistas. E que o amor e  a amizade sejam  constantes em seu caminhar!
Feliz Aniversário!

Dia 07 de dezembro, aniversário de Márcia Spanhol!


Os anos passam e você continua parecendo "uma  garota do cinema" !!

Parabéns por mais um ano. E que a vida continue lhe proporcionando muitos amores, e grandes amizades!


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dia 30 de novembro, aniversário de Almir Da Rosa!!


                                                           

   Que sua vida seja constantemente presenteada com bons e felizes momentos!


Feliz Aniversário !!!





sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Secretaria da Educação lança o documento da Proposta Curricular atualizado

A atualização do currículo mobilizou mais de 8 mil educadores catarinenses que discutiram sobre as perspectivas e propostas contemporâneas para a educação.
  
A experiência na interlocução com o MEC/INEP para a operacionalização das avaliações nacionais em larga escala, motivou a elaboração do documento “As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem”, que será disponibilizado às escolas no início do ano letivo de 2015 (março provavelmente). Além das escolas também já está sendo encaminhado para as Gerências de Educação e Secretarias Municipais de Educação.

O resultado das discussões envolvendo mais de 8 mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina culmina com a entrega ao governador Raimundo Colombo, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, do documento    atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica.
O evento acontece às 16 horas, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a presença do secretário da Educação Eduardo Deschamps, autoridades educacionais, professores, consultores, estudantes, representantes de universidades, das Gerências Regionais de Educação, Conselho Estadual de Educação (CEE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC).      
O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, vai ao encontro das metas e estratégias do Planos Estadual (PEE) e Nacional de Educação (PNE) e também  está sendo visto como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação.  
Segundo o diretor de Educação Superior, Gilberto Agnolim, que coordenou as discussões e as webconferências realizadas ao longo dos dois últimos anos, um dos objetivos do material é garantir a formação integral com qualidade.
De acordo com a gerente de Ensino Médio e Políticas Públicas, Maike Ricci, a Proposta Curricular é uma proposta de Estado, que vem sendo construída ao longo de 26 anos, em um processo democrático, com a mobilização de todos os professores catarinenses em webconferências, por meio de uma plataforma virtual e em seminários presenciais.  “Nesses últimos três anos, a Secretaria da Educação ampliou a discussão curricular para romper com o etapismo escolar, que provoca alto índice de evasão e repetência”, ressalta.
Formação Continuada em 2015
O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo de 2015, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço do caderno, explica Maike, é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígena, sendo abordadas de forma  interdisciplinar, em cada área do conhecimento.
De abril a outubro a Secretaria da Educação envolverá os participantes nas Gerências Regionais de Educação, em cursos de 80 horas, de forma presencial e a distância, para a atualização dos Projetos Político-Pedagógico das escolas e reorganização curricular.
Participam da formação 1.300 professores-orientadores de estudos, que em seguida irão trabalhar com os professores nas unidades de ensino, além de cerca de 40 mil professores envolvidos diretamente na plataforma virtual www.propostacurricular@sed.sc.gov.br .
A Diretoria de Educação Superior da Secretariada de Estado da Educação desenvolveu durante no período de 2013/14 atividades voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas, em articulação organismos governamentais nas esferas federal e municipal.A experiência na interlocução com o MEC/INEP para a operacionalização das avaliações nacionais em larga escala, motivou a elaboração do documento “As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem”, que será disponibilizado às escolas no início do ano letivo de 2015 (março provavelmente). Além das escolas também já está sendo encaminhado para as Gerências de Educação e Secretarias Municipais de Educação.
A publicação sistematiza informações sobre as avaliações externas que se desenvolvem hoje no Brasil e que se encontram dispersas em sites oficiais e tem o objetivo de  orientar profissionais que atuam como especialistas em educação, coordenadores pedagógicos, professores, diretores, estudantes e comunidade escolar sobre os processos de avaliação e suas possíveis contribuições à gestão e planejamento educacional.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

I MOSTRA DO CONHECIMENTO DA EEB PROF MANUEL DE FREITAS TRANCOSO

É com grande satisfação que a Escola Educação Básica Profº Manuel de Freitas  Trancoso de Iraceminha - SC, convida você e sua família para marcarem presença na    I MOSTRA DO CONHECIMENTO, que será realizada no dia 27 de novembro de 2014, com abertura às 8:00 horas e encerramento às 21horas e 30minutos. Na ocasião Você terá oportunidade de prestigiar as habilidades de nossos alunos nas diversas áreas, valorizando assim, o que há de mais importante: a Educação.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” 
Einstein


Servidora da SDR Maravilha é homenageada com a Medalha "Alice Guilhon Gonzaga Petrelli"

Na tarde desta terça-feira, 25, a servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Juciane Dreifke, recebeu juntamente com 72 servidores públicos estaduais a Medalha Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”. O ato, realizado em Florianópolis no Teatro Pedro Ivo Campos, reconheceu o trabalho e dedicação destes funcionários que são exemplo para seus colegas de trabalho.
O sentimento de gratidão ao trabalho prestado aos cidadãos catarinenses foi citado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira. “Essa é uma homenagem a quem faz além do seu trabalho, que se dedica para fazer uma Santa Catarina melhor e maior”, disse Pinho Moreira.
A cerimônia marcou a 15ª Semana do Servidor Público, que neste ano, devido ao calendário eleitoral teve a programação concentrada em um dia. A Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli leva o nome da primeira servidora pública mulher do Estado de Santa Catarina. Alice foi nomeada em 1928, na Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura. A Medalha é dada desde 1999. O servidor agraciado é escolhido por uma comissão criada em cada órgão e que segue diretrizes para a seleção. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

“A servidora foi escolhida para receber a Medalha do Mérito Funcional, devido ao seu trabalho realizado com muita competência. Suas atribuições são muitas colaborando significativamente em diversos setores da Regional, mostrando conhecimento, destreza e boa vontade em ajudar. Desta forma a parabenizo, pois com certeza foi digna de receber esta honrosa e merecedora homenagem”, destaca o secretário Regional Valci Dal Maso.


Juciane Dreifke relata, orgulhosamente, como foi receber essa honraria. “A homenagem foi linda, emocionante. Nestes 12 anos de servidora pública procurei em todos os momentos fazer o meu trabalho de maneira correta tendo a ética como princípio básico. Penso que este é o caminho para fazermos a diferença no nosso trabalho e assim contribuirmos para o crescimento do Estado. Ser reconhecida pelo meu esforço me deixa imensamente feliz e aproveito para agradecer a todos que votaram em mim e pela homenagem recebida em Florianópolis.”







quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Servidora de nossa Gered será agraciada com a Medalha Alice Guillhon



Nossa colega, Integradora de Tecnologias Educacionais, Juciane Dreifke, será agraciada dia 25 de novembro, em Florianópolis, com a Medalha Alice Gillhon. 
Maiores detalhes da homenagem será destaque em nosso blog na  próxima semana, após o evento!!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Inscrições para concurso de vídeo produzido por estudantes vão até o dia 21

Que tal produzir um vídeo e participar de um concurso? O Planeta.Doc lançou uma boa oportunidade para estudantes de ensino fundamental, médio e universitário de Santa Catarina. Os filmes devem ter até um minuto e podem ser gravados com qualquer dispositivo eletrônico. As inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro e podem ser feitas na sessão Meu Mundo Mais Vivo do site do festival (www.planetadoc.com).
O objetivo da ação é fomentar a reflexão de crianças, adolescentes e jovens sobre a destruição da natureza e revelar ações que vêm contribuindo para a sua preservação. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro (R$ 5 mil cada categoria), sendo que o autor do vídeo na categoria universitária ganhará um troféu produzido pelo artista plástico Silvino Barão Goulart.
Festival Internacional de Cinema Socioambiental - Planeta.doc
A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Tecnologias Educacionais (Geted), participa do Projeto Educomunicação nas Escolas e do Concurso Meu Mundo Mais Vivo. Com a participação a SED busca apoiar uma nova cultura, a de prestar mais atenção às relações entre o homem e seus ambientes naturais, sociais e culturais.
O intuito é disponibilizar aos professores de 10 escolas públicas estaduais, da região da Grande Florianópolis, filmes documentários e animações, que contribuam com a educação de crianças e jovens na temática sustentabilidade.
O Projeto Planeta.doc será vinculado preferencialmente às escolas que já participam e desenvolvem projetos de sustentabilidade. “Observamos que projeto está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e com as tendências inovadoras na educação, contemplando tecnologia digital inovadora e educacional. Queremos ampliar a parceria e levar mais conhecimento aos estudantes catarinenses por meio do cinema”, destaca Graciele Belolli, diretora de Tecnologias Educacionais da SED.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SDR de Maravilha realiza encontro com o tema Alimentação Escolar

A alimentação escolar foi o tema do encontro realizado na quarta-feira, 12, com diretores e responsáveis pelo acompanhamento, controle e fiscalização da alimentação das escolas de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha. O encontro, organizado pela Gerência de Educação (Gered), trouxe representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED) para falar sobre o assunto e trazer esclarecimentos aos presentes. 
De acordo com a supervisora de Apoio ao Estudante, Veroni Carraro, os representantes da SED explicaram os procedimentos relativos ao acompanhamento, fiscalização e controle da alimentação escolar servida diariamente pela empresa terceirizada, fornecedora da alimentação, para atender ao Programa de Alimentação Escolar das unidades escolares da Regional.
 
“O objetivo principal foi orientar as equipes das escolas sobre o contrato com a empresa terceirizada e quais as obrigações da escola, Gered e SED. Abordaram ainda a importância de garantir a qualidade na alimentação visando segurança alimentar e nutricional do aluno”, destaca a supervisora.O gerente de Alimentação Escolar, Renato Tottene, que coordenou a reunião, explicou quais os procedimentos que devem ser seguidos como o registro correto no sistema Série-alimentação, que realiza o controle do cardápio e das refeições servidas para que a empresa receba por aquilo que foi efetivamente consumido.

A reunião contou ainda com a participação das fiscalizadoras dos contratos Mirialva Bedin e Denise Micheluzzi, para auxiliar nos esclarecimentos sobre a alimentação escolar. A equipe apresentou informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Resolução nº 26, que estabelece o “Direito à alimentação escolar visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontrem em vulnerabilidade social”.

Estiveram presentes ainda o secretário Regional, Valci Dal Maso, e a integradora de Alimentação Escolar e Valorização doEstudante, Marilene Mezaroba.





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Gerência de Educação de Maravilha realiza encontro do PROEMI‏

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, por meio da Gerência de Educação reuniu as escolas que oferecem o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), na segunda-feira, 3, onde cada escola socializou as ações que estão sendo desenvolvidas conforme o PRC -Programa Redesenho (Reestruturação) Curricular e também avaliaram as atividades que ocorreram no decorrer do Ano Letivo de 2014.

Neste encontro participaram a EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso, de Iraceminha; EEB José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho e EEB Nossa Senhora da Salete, de Maravilha que disponibilizou o espaço para o encontro. De acordo com o gerente de Educação da SDR Maravilha Almir Da Rosa, o encontro teve como principal foco discutir e avaliar os resultados obtidos no questionário realizado nas unidades escolares do EMI; apresentação dos avanços pedagógicos e de aprendizagens dos estudantes envolvidos com o projeto, além das muitas atividades diferenciadas que são desenvolvidas, como viagens, visitas, dias de campo, caminhadas, projetos de pesquisa,  matrizes curriculares, entre outros.
“É de extrema importância que o aluno esteja em sala de aula se preparando para o futuro e ter um ensino de qualidade é primordial. Com esse encontro foi possível elencar sugestões, ações e metas para desenvolver com maior qualidade as atividades no EMI para 2015”, explica Da Rosa.
A Integradora de Ensino Médio e Profissional da SDR Maravilha Márcia Spanhol lembra que anualmente a escola elege um tema que norteia o trabalho pedagógico transversal e multidisciplinar. “Com o intuito de contribuir com a formação dos educandos as atividades pedagógicas de todo o ano letivo, aliaram assuntos voltados ao tema aos conteúdos curriculares de cada série/ano. Ainda foram discutidos durante o encontro temas como os avanços no planejamento coletivo, nesse sentido foram desenvolvidos vários trabalhos e atividades que foram apresentados à comunidade escolar”, salienta a Integradora.
Segundo a Supervisora de Educação Básica e Profissional da SDR Maravilha Dirce Muller, os professores do Ensino Médio Inovador (EMI), desenvolvem atividades relacionadas ao currículo do EMI, ao “Álbum da Vida” que consiste em uma coletânea de atividades interdisciplinares e retrata a história de vida do estudante por meio da árvore genealógica da família, de relatos e depoimentos de familiares, fotografias, poemas e textos.
Participaram do encontro o gerente de Educação da SDR Maravilha Almir Da Rosa; a supervisora de Educação Básica e Profissional da SDR Maravilha Dirce Muller, Diretores das Unidades Escolares, Assessoras, Coordenadores do EMI e Professores e Orientadores Pedagógicos envolvidos nas Escolas com o Programa do Ensino Médio Inovador.

Aniversário da Naildes!!!!!



Hoje é um dia muito especial para você!
Nós não poderíamos deixar de lhe desejar muita saúde, paz, alegria, enfim... tudo de melhor para você!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

1º Festival SDR Maravilha de Tênis de Mesa e 1º Festival SDR Maravilha de Xadrez


     O 1º Festival SDR Maravilha de Tênis de Mesa será realizado dia 29 de novembro de 2014  – sábado em Maravilha, tendo como local o Ginásio de Esportes Carlos Alberto Begrow – Tomatão, com início às 13:15 horas. Já o 1º Festival SDR Maravilha de Xadrez , terça-feira em Maravilha, tendo como local o Lar de Convivências dos Idosos – próximo ao Fórum de Maravilha.O Congresso Técnico e entrega das fichas de inscrição será dia 27 de novembro, às 14:00 horas, no auditório da SDR Maravilha.Poderão participar alunos de 7 a 17 anos.
Informa o Integrador Esportivo Leandro Giacomolli: "Estaremos realizando o Congresso técnico, confirmação de participação, forma de disputa e sorteio dos atletas nas chaves. Quem não confirmar a participação no Congresso técnico não participará da competição."
          Ressaltamos  que neste dia, todos os municípios participantes deverão trazer a Relação Nominal dos Atletas impressa em 02 (duas) vias e salvar as relações nominais em CD, ou remeter por e-mail aos cuidados de Leandro Giacomolli.

          

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Alunos do Ensino Médio são beneficiados por nova plataforma de estudo em preparação para o ENEM

Os mais de 281 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Santa Catarina têm mais uma ferramenta de estudo em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Trata-se do Geekie Games apresentado em setembro, pelo coordenador do projeto, Erik Hanai, e pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, aos estudantes catarinenses.
O programa visa auxiliar interessados em prestar o ENEM e a professores de escola pública, oferecendo acesso gratuito ao Geekie Lab: única plataforma de aprendizado adaptativa brasileira credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Com o Geekie Lab, o aluno faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudos personalizado baseado em seu perfil de aprendizado e sua proficiência. Por meio de aulas disponíveis na própria plataforma, o aluno pode ir completando seu plano de estudos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades. “Durante o projeto, o aluno pode ainda realizar simulados que utilizam a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no ENEM. Assim, a nota que o aluno obtém se aproxima muito à que ele tiraria no ENEM, permitindo uma previsão de seu desempenho”, explica Hanai.
Alunos do Instituto Estadual de Educação comentam sobre a diferença que a ferramenta de estudo lhes proporciona. “Tenho mais chances porque agora sei onde tenho que melhorar e, na minha opinião, estou melhorando”, disse Dakny Adriele Hoffndisder Dassed, formanda que prestará o ENEM deste final de semana. “Me sinto muito mais preparada. Meu avanço é claro. É só ver os primeiros testes e comparar com os de agora”, afirmou sua colega Ingrid Santana, que também prestará vestibular no final do ano.

Programa TV Escola: Gabarito Enem


Não percam o interprograma Gabarito Enem que apresenta questões mostradas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, passando pelo escrutínio de professores das disciplinas. Além das disciplinas de respostas diretas, como Matemática, Química e Física, os vídeos trazem discussões sobre a importância dos assuntos abordados em cada questão e também buscam analisar os temas das redações, avaliando como o estudante deve tratar os questionamentos expostos.

DC na Sala de Aula em busca de uma mascote


Concurso conta com a ajuda de alunos do ensino fundamental para eleger símbolo que irá representar o programa


O DC na Sala de Aula está em busca de uma mascote e conta com a ajuda de alunos das redes estadual e municipal de ensino para criá-la. Estão abertas as inscrições para a Escolha da Mascote que irá representar o DC na Sala de Aula. O concurso é aberto a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais apoiadoras do programa. 



Para participar é preciso enviar o desenho acompanhado de uma breve justificativa sobre a escolha. Ela deve ser escrita em no mínimo 10 linhas e no máximo 15, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e margens justificadas. O trabalho deve ser feito com a orientação de um professor escolhido pelo próprio participante.

O material pode ser enviado por correio ou entregue pessoalmente na sede do Diário Catarinense (SC-401, número 4.190, Torre A, Saco Grande, Florianópolis) ou por e-mail (dcnasaladeaula@diario.com.br) no caso de desenhos gráficos.

Além do desenho e do texto com a justificativa da mascote, o participante deverá se identificar, informando: nome completo, idade, série, endereço completo, e-mail, nome do professor que o auxiliou, nome completo da escola e município.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão que levará em conta critérios como: criatividade, identidade do programa e a justificativa apresentada. No final, serão eleitos dois finalistas (um aluno do 1º ao 5º ano e um aluno do 6º ao 9º ano), que serão premiados com um tablet. Os professores orientadores desses alunos ganharão um celular.

O desenho do grande vencedor, que será divulgado em dezembro, poderá ser usado como símbolo do Programa DC na Sala de Aula e divulgado no caderno DC na Sala de Aula.

A premiação será entregue no dia 15 de dezembro. As inscrições encerram no dia 14 de novembro, às 18h. As datas estão sujeitas a alterações.