quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Seminário “Pacto pela Educação” é realizado em Maravilha com a presença do Secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps.

Profissionais de educação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Maravilha e Palmitos participaram, na noite desta quarta-feira, 26, do Seminário Regional “Pacto pela Educação”, apresentado pelo Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
O encontro, realizado no auditório da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, em Maravilha. Durante sua fala, Deschamps expôs as metas, expectativas e os projetos pedagógicos para o ano letivo de 2014, destacando a importância da gestão escolar para o bom andamento da Educação. “É gratificante realizar esses eventos com os profissionais da Educação em nosso Estado. O papel da educação é chave para desenvolver uma região, e isso está visível em toda Santa Catarina. Essa região tem ganhado um impulso fabuloso, e isso é fruto do trabalho de cada um e mostra o grande potencial que se tem”, comentou Deschamps.

O secretário falou sobre o processo de escolha de gestores para as unidades destacando que o novo modelo tem a intenção de engajar a comunidade nos processos de planejamento e de decisão administrativa e pedagógicas. Os diretores nomeados têm até abril para apresentar um Plano de Gestão Escolar. Os trabalhos serão analisados por consultores, formados em educação e com experiência e/ou pesquisa em Gestão Escolar Educacional.
A valorização do magistério, a descompactação da carreira, os novos programas de formação continuada e o reajuste salarial, que será de 8,5% em 2014, também integraram a pauta da reunião.
Para o gerente de Educação de Maravilha, Almir Da Rosa, o Seminário foi um momento importante principalmente para os gestores das escolas, que tiveram a oportunidade de interagir com o secretário da Educação, sanando dúvidas e sugerindo ações, a partir das necessidades e experiências vivenciadas no cotidiano escolar.
O encontro contou ainda com a presença do secretário Regional de Maravilha, Valci Dal Maso; do secretário Regional de Palmitos Élio Pedro Hoss Godoy; gerentes de Educação de Maravilha, Almir Da Rosa e de Palmitos Agostinho Nos; gerentes de Infraestrutura de Maravilha Paulo Cesar Parzzianello e de Palmitos Josiani Favero; além de equipe das Gereds e das unidades escolares das Regionais.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Encontro com profissionais de Tecnologia Educacional discute plano de trabalho para Curso de Formação


A Gerência de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu nesta terça-feira, 25, no Órgão Central, um encontro com os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de Xanxerê, Brusque, Maravilha, São Bento do Sul, Ituporanga e Mafra para discutir e construir o plano de trabalho do Curso de Formação Continuada Educação e Tecnologia: políticas de implementação para a Educação Catarinense, que será realizado de 25 a 27 de março.

Segundo a gerente de Tecnologias Educacionais, Graciele Belolli, o objetivo que norteou esse encontro foi disseminar uma cultura de gestão e democratização do uso das Tecnologias da Educação e Comunicação (TICs) no currículo escolar, propiciando novos cenários à educação catarinense. 

Neste curso de Formação, direcionado a multiplicadores, integradores e profissionais da Educação Básica das 36 Gerências Regionais de Educação e técnicos da SED, serão abordadas as temáticas: Oficina de Tablets Educacionais, Computador Interativo, Laboratório de Informática, Linux Educacional e Configurações de Rede.

O que é o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)

Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) são locais dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham nos NTEs são especialmente capacitados para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias. Portanto, o NTE é o parceiro mais próximo da escola no processo de inclusão digital, prestando orientação aos gestores, professores, e alunos, quanto ao uso e aplicação das novas tecnologias, bem como no que se refere à utilização e manutenção do equipamento.
 
Integradora Juciane Dreifke, de nossa Gered, participou do encontro.

Orientadoras do PNAIC da SDR Maravilha participam de curso de formação


Entre os dias 17 e 21 de fevereiro as orientadoras de estudo da Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Sandra da Costa Carvalho e Marilene Corogodsky, participaram da formação para orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizada em São Carlos.
Segundo explica a orientadora Marilene Corogodsky o principal objetivo do curso é formar orientadores de estudo para atuarem como multiplicadores com os professores alfabetizadores das redes estadual e municipal de ensino.
“Os orientadores de Estudos têm a responsabilidade de trabalhar com conhecimentos específicos com os professores alfabetizadores da sua região com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais e contribuir com o processo de alfabetização e letramento dessas crianças”, destaca.
Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. 

Conhecendo melhor o Pacto:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve início, em Santa Catarina, no ano de 2013 possuindo um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC contribuindo a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos: Federal, Estadual e Municipal para assegurarem a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação: (continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo), materiais didáticos: (obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais), avaliações: sistemáticas e gestão, mobilização e controle social.
Neste ano de 2014, a formação para os orientadores de estudo e alfabetizadores aprofundará os conhecimentos de língua portuguesa e enfatizará o ensino da matemática. 





   
Fonte:Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Gered Maravilha realiza treinamento do Educacenso

Nessa quinta-feira, 20, ocorreu  um treinamento sobre o Sistema Educacenso – Módulo Situação do Aluno 2013, realizado pela Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha. O treinamento foi ministrado pela coordenadora regional do Censo Escolar, Juciane Dreifke, aos responsáveis pelo Censo nas unidades escolares  tendo por objetivo orientar sobre o preenchimento das informações no Sistema Educacenso.
Durante a manhã o treinamento foi destinado aos responsáveis pelo Censo Escolar das escolas da rede pública municipal e rede privada, e durante a tarde, para assistentes de educação, que são os responsáveis pelo Censo Escolar das escolas estaduais.
Segundo a coordenadora regional o módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar e tem por objetivo coletar as informações de rendimento (aprovado ou reprovado) e movimento (transferidos, deixou de frequentar, falecido) dos alunos no final do ano letivo de 2013. Neste módulo, também são informados os alunos admitidos após a da data de referência do Censo Escolar, que foi em 29 de maio de 2013.
“Os dados informados no módulo Situação do aluno são fundamentais para conhecer a realidade sobre o rendimento escolar, bem como a movimentação dos alunos da Educação Básica. Esses dados serão utilizados como base para o cálculo das taxas de rendimento, abandono, não resposta e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, finaliza Juciane.

Núcleo de Tecnologia Educacional de Maravilha realiza encontro com professores orientadores das salas de tecnologias


A  Gered  de Maravilha, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), realizou na tarde desta quarta-feira, 19, uma reunião de trabalho destinado aos professores orientadores das salas de tecnologias das unidades escolares da rede pública estadual, pertencentes à Regional de Maravilha.

A reunião foi coordenada pela integradora Juciane Dreifke e a multiplicadora Naildes Zanetti  contando com a participação do Gerente de Educação Almir Da Rosa e da Supervisora de Educação Básica e Profissional Dirce M. S. Müller. Na oportunidade foram trabalhados os temas: regulamento das salas de tecnologias, função dos professores orientadores, orientações sobre o Sistema de Acompanhamento e Gestão Tecnológica – Sagetec, bem como o repasse de informações gerais sobre o funcionamento das salas de tecnologias, da Internet, da garantia e manutenção de equipamentos, entre outros.

De acordo com o Gerente de Educação, Almir Da Rosa, é muito importante a atuação desses profissionais nas escolas, pois poderão auxiliar os professores e alunos no uso das tecnologias, proporcionando melhor qualidade de ensino e aprendizagem aos alunos da rede pública estadual.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Secretaria de Educação do Estado proporciona curso nos Estados Unidos para professores do Ensino Médio


O Programa Norte-Americano Líderes Internacionais em Educação – International Leaders in Education Program/LEP, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, está oferecendo um curso de cinco meses (de janeiro a maio de 2015), para 4 educadores catarinenses nos Estados Unidos. As inscrições para a prova que revelará os nomes dos vencedores vão até o dia 14 de março.

Os professores interessados devem procurar a secretaria de sua escola para obter as informações necessárias sobre o formulário que deverá ser preenchido pelos candidatos. Podem participar do curso apenas os professores efetivos, que atuam em exercício do magistério em língua inglesa, no Ensino Médio.  O LEP certifica-se de pagar totalmente a viagem dos ganhadores do programa que, pela primeira vez acontece em Santa Catarina.
O objetivo do curso é contribuir para a melhoria do ensino nos estados dos participantes, transformando os professores em líderes que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas de trabalho e alunos. Além disso, os participantes terão treinamento em metodologias, estratégias de ensino e planejamentos de aula.
Segundo a coordenadora de Língua Estrangeira, da Secretaria de Educação, Joseni Terezinha Frainer Pasqualine, o curso vai proporcionar experiência aos professores para que possam atuar de maneira mais confiante. “Eles vão para os Estados Unidos apenas para estudar e aprender, e quando voltarem para cá, terão muito mais segurança em passar o que sabem. Vale a pena participar”, disse.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Udesc lança edital de concurso público para contratação de 56 professores efetivos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anunciou nesta sexta-feira, 31, o lançamento do Concurso Público nº 1/2014, que oferece 56 vagas de professor efetivo com carga horária de 40 horas. As oportunidades, para diversas áreas do conhecimento,  são em dez centros em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e Pinhalzinho.

As inscrições ocorrem de 14 de fevereiro a 6 de março. Os interessados devem comparecer aos centros, enviar um procurador legalmente constituído ou encaminhar os documentos via Sedex até o último dia da inscrição. A taxa é R$ 100. Os endereços e os horários de atendimento estão no item 3 do edital. As condições e os requisitos para inscrição estão nos itens 4 e 5.

Entre 7  e 11  de abril, os candidatos passarão por avaliação de títulos e farão provas de conhecimento (escrita e didática).

A remuneração para o regime de trabalho de 40 horas é de R$ 5.746,30 para os candidatos com mestrado e R$ 7.470,85 para doutores. Além disso, o professor receberá um auxílio-alimentação de R$ 18,18 por dia útil.

Mais informações podem ser obtidas por telefone com as direções de Ensino dos centros. Os contatos estão no item 3 do edital.

SDR Maravilha apresenta cronograma de início do ano letivo


A partir desta segunda-feira, dia 10, nas escolas da área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional  de Maravilha, aproximadamente 10.500 alunos da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas. São 28 escolas distribuídas nos municípios de Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos.
Segundo explica o gerente de Educação Almir Da Rosa o início das aulas foi dividido em três datas: 10, 13 e 17 de fevereiro. “Duas escolas da Regional iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira, 10, por questões do transporte escolar. Devido a falta de água e a organização com o transporte escolar, cinco escolas tiveram o retorno das atividades adiado para o dia 17/02. As demais continuam com o cronograma definido anteriormente.”
Da Rosa frisa ainda que todos os professores estão em etapa de formação continuada nas suas unidades escolares, que se estende até está quarta-feira, 12.
Este ano começa a ser oferecido para todas as 1.111 escolas o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), uma nova ferramenta de gestão que irá auxiliar na resolução imediata de problemas emergenciais. O cartão foi instituído no ano passado, como projeto piloto em 12 escolas, e este ano será estendido às demais unidades da rede. O investimento soma R$ 7 milhões – cada escola terá um repasse anual entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, de acordo com o número de alunos matriculados, baseado nos dados do censo escolar do exercício anterior. O dinheiro será repassado em duas parcelas, sendo a primeira em março e a segunda em agosto.

QUADRO DE INÍCIO DAS AULAS – GERED Maravilha

Dia 10/02
EEB. Jorge Lacerda – Flor do Sertão
EEB. Osvaldo Ferreira de Mello - Tigrinhos

Dia 13/02
EEB. Prof Sílvio Romero – Bom Jesus do Oeste
EEB. Nossa Senhora da Salete – Maravilha
EEB. Santa Terezinha – Maravilha
EEF. Juscelino Kubitchek de Oliveira - Maravilha
CEJA – Maravilha
EEB. Dom Helder Câmara - Modelo
EEB. José Marcolino Eckert – Pinhalzinho
EEB. Vendelino Junges – Pinhalzinho
EEB. Hermínio Heusi da Silva – Romelândia
EEF. Anita Garibaldi – Romelândia
EEF. Prof. João Romário Moreira – Romelândia
EEB. Emília Boos Laus Schmidt – Saltinho
EEB. São Donato – Saltinho
EEB. Santa Terezinha – Santa Terezinha do Progresso
EEB. Oscar Majolo – São Miguel da Boa Vista
EEB. Rodrigues Alves – Saudades
EEB. Carlos Werlang – Saudades
EEB. João Batista Fleck – Saudades
EEB. Rodolfo Foss – Saudades[
EEB. Hélio Wasum – Sul Brasil
EEB. São João Bosco – Sul Brasil

Dia 17/02
EEB. Manuel de Freitas Trancoso – Iraceminha
EEF. Balbino Martins– Iraceminha
EEF. Linha Biguá– Iraceminha
EEB. La Salle – Serra Alta
EEB. João XXIII - Maravilha


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dia 8 de fevereiro, Feliz Aniversário Leandro Giacomolli!


Que sua vida seja repleta de lindos e abençoados dias. E que Deus esteja sempre ao seu lado, iluminando seus passos...
Feliz Aniversário!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Solenidade de Posse de Novos Professores Aprovados no Concurso Público Realizado em 2012.

A Gerência de Educação da nossa Secretaria de Estado  promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 5, a solenidade de posse de 37 novos professores efetivos aprovados no Concurso Público do Magistério, realizado no final de 2012. Os novos professores começam a trabalhar nesta quinta-feira, 6, juntamente aos demais professores da rede.
Os docentes vão trabalhar em escolas da rede estadual de ensino que compõem a SDR Maravilha: EEB Santa Terezinha; EEB Nossa Senhora da Salete; EEB Vendelino Junges; EEB José Marcolino Eckert; EEB Dom Helder Câmara; EEB Osvaldo Ferreira de Mello; EEB Rodolfo Foss; EEB São Donato; EEB Prof. Balbino Martins; EEB João XXIII; EEF Juscelino K. de Oliveira; EEF Anita Garibaldi; EEB Jorge Lacerda; EEB Oscar Majolo; EEF Linha Biguá e EEB La Salle.
O diretor geral da SDR Maravilha, que no ato representou o secretário Regional Valci Dal Maso, frisou a importância de cada um dos educadores. Para ele cada um dos profissionais empossados vai contribuir para elevar a qualidade da educação catarinense.
Em todo o Estado, foram empossados cerca de três mil e trezentos docentes. Com esta contratação, desde o ano passado, a Educação já efetivou cerca de cinco mil profissionais. O número representa mais de 20% do total de efetivos da rede estadual – cerca de 24 mil professores.
O concurso é válido por dois anos, prorrogável por mais dois. A Secretaria de Estado acompanha a necessidade de professores e poderá fazer novas chamadas. Entre ativos, inativos e ACTs, o Governo do Estado conta atualmente com cerca de 60 mil professores na rede estadual.






      






  
 

 

 

 

 

 

 
 



  

Aberta as inscrições para o concurso Esporte para todos: meu roteiro de inclusão..

Estão abertas as inscrições para o concurso Esporte para todos: meu roteiro de inclusão. O Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção de um vídeo em formato de curta-metragem, visando estimular a produção escrita e audiovisual dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, e aproximá-los das indústrias criativas, neste caso, o cinema e a televisão.

Podem participar do Concurso alunos do Ensino Médio de escolas públicas.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gered reúne gestores escolares para planejamento escolar do ano letivo


Na quinta-feira, 30, a gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha reuniu os diretores das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino para reunião de trabalho e webconferência transmitida pela Secretaria da Educação, SED, que teve como tema a Implantação do Programa de Conservação da Infra Estrutura Escolar.

Durante a reunião o gerente de Educação, Almir Da Rosa, repassou informações referente ao planejamento e gestão escolar para o ano letivo de 2014 e ainda explanou sobre a utilização do cartão de pagamento de Estado de Santa Catarina (CPESC). “Para o ano de 2014 as escolas da Rede Estadual receberão um cartão de pagamento, o CPESC, um recurso extra, para ser utilizado nas pequenas despesas e as emergências. Cada escola terá um repasse anual entre R$ 2 mil e R$ 8 mil de acordo com o número de alunos matriculados baseado nos dados do censo escolar do exercício interior”, explica Da Rosa.

Na oportunidade os supervisores Dirce Müller, Veroni Neu Carraro, Adelir Ademir Von Borstel e Milton Simon Pires, salientaram sobre o início das atividades escolares neste ano letivo, destacando temas como calendário escolar; formação continuada; matrículas; escolha de aulas; merenda; transporte escolar; livro didático; materiais escolares e manutenção das Unidades Escolares.

A reunião contou ainda com a participação do gerente de Infraestrutura da SDR Maravilha Paulo Parzzianello, que na oportunidade explanou como proceder nas pequenas reformas e melhorias na infraestrutura escolar.

 O cartão

A partir do mês de março, as escolas da Rede Pública Estadual poderão utilizar o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), uma nova ferramenta de gestão que irá auxiliar na resolução imediata de problemas emergenciais nas unidades de ensino. O Cartão para pagamento de despesas extraordinárias ou urgentes e de pequeno vulto foi instituído no ano passado, como projeto piloto em 12 escolas, e este ano será estendido às demais unidades da rede.

Cada escola terá um repasse anual de acordo com o número de alunos matriculados, o dinheiro será repassado em duas parcelas, sendo a primeira em março e a segunda em agosto. De acordo com o gerente de Educação a nova medida busca desburocratizar o sistema e dar transparência no controle dos gastos públicos.

“Com o CEPESC, o diretor escolar poderá comprar diretamente material de expediente, produtos de limpeza e higienização, produtos para a manutenção de bens móveis, material elétrico e eletrônico e de processamento de dados”, pontua Da Rosa.

O Cartão de Pagamento foi Instituído pelo Decreto Estadual Nº 1.949, de 19 de Dezembro de 2013 e tem base legal no inciso VIII, do art. 24 da Lei 8666/93. O governador Raimundo Colombo firmou parceria com o Banco do Brasil, por meio do Contrato nº. 003/2011, para implantação do Cartão de Pagamento.