segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto Geekie Games ajuda os alunos da Rede Pública na preparação para o ENEM




O que é o Geekie Games?

O Projeto Geekie Games é um Projeto Social onde todos os professores e gestores da Rede Pública do Estado podem participar para ajudar seus alunos na preparação para o ENEM em 2014.

Como o Geekie Games funciona?

Ao entrar na plataforma, através de um computador ou tablet conectado à Internet,  o aluno faz um teste diagnóstico para que nossa tecnologia identifique quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos. Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades. Ao concluir suas atividades, o aluno faz um novo diagnóstico que testará além dos assuntos já abordados, outros diferentes e assim, terá acesso a um novo plano de estudos. É dessa forma que a plataforma vai cobrindo todas as áreas de ensino do Enem e auxiliando o aluno na sua rotina de estudos. Os professores e gestores da rede pública podem ainda acompanhar o desenvolvimento de seus alunos e interferir em seu plano de estudos. Dessa forma, a plataforma pode, e deve ser utilizada em conjunto com a sala de aula, potencializando o aprendizado dos estudantes.

Como os alunos se cadastram no Geekie Games?

As escolas  receberam uma planilha com os convites para serem distribuídos a cada aluno. Estes convites são links de acesso e  são pessoais e intransferíveis. De posse desse convite, o aluno irá digitar o link no Browser (Internet Explorer, Mozilla ou Google Chrome) e automaticamente acessará a plataforma de acordo com seu perfil, como Série, Turma e Escola.



Espera-se que todas as escolas não deixem de entregar esse link para todos os alunos para que eles possam se preparar para o ENEM de uma forma mais divertida e para que os professores  possam acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Escolha de aula: Educação Especial

APAE de Iraceminha
10 horas  -  vaga de Informática
Turno: matutino e vespertino  

Local de escolha: Auditório SDR/Gered - Maravilha
Data: 25/08/2014 - Segunda-feira
Horário: 14 horas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Feliz Aniversário, Edimara Becker!

Que seu dia seja cheio de sorrisos, alegria, abraços e muito carinho!
Pois, por ser especial, você merece tudo isso e muito mais!

Vamos celebrar!

Equipe da Gered

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Homenagens marcam o Dia do Estudante

O Dia do Estudante, comemorado nesta segunda-feira, 11, foi marcado pela homenagem do Governo do Estado para dois alunos de escolas da rede pública estadual que receberam diploma de Honra ao Mérito pelo recente sucesso nos estudos: Gabriella Chaves e Willian Mallmann.
Gabriella Chaves é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Germano Timm, de Joinville, e foi selecionada, pelo segundo ano consecutivo, para participar do curso de verão de matemática "The Modern Mathematics International Summer School for Students". 
E Willian Mallmann, que foi aluno da Escola de Educação Básica Raul Pompéia, no município de Campo Erê, foi aprovado no curso de Jornalismo em nove universidades norte-americanas.
O ato de homenagem contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e da secretária-adjunta Elza Marina da Silva Moretto.
“É preciso quebrar essa ideia pré-concebida de que a escola pública não é boa. A escola pública é muito boa, sim, e nela temos condições de atender estudantes com grande capacidade como estes dois que estamos homenageando hoje até aqueles com muitas dificuldades de aprendizagem. É uma escola aberta e democrática. Nosso grande trabalho é fazer com que todo estudante, independentemente de sua classe social, possa chegar na escola pública e desenvolver seus sonhos”, destacou o secretário Deschamps.

Gabriella Chaves
Gabriella Chaves participará do curso de verão de matemática "The Modern Mathematics International Summer School for Students", programa de pesquisa em matemática para jovens na idade de transição entre o ensino médio e universitário. No ano passado, a estudante foi para a Alemanha e este ano vai para a França.
Gabriella tem 16 anos e está entre os cerca de 200 adolescentes de várias nacionalidades selecionados para o projeto, que oferece aprendizagem e interação com alguns dos maiores matemáticos do mundo. Para ser aceita, enviou aos organizadores cartas de recomendação de professores de matemática e inglês e respondeu a questionários com problemas de matemática.
Em 2013, ela esteve em Bremen, na Alemanha, onde participou do mesmo curso de verão. “Foi uma oportunidade para conhecermos as opções de áreas onde a ciência pode ser aplicada. Antes, eu queria ser engenheira, mas depois dessa experiência, penso em dar aulas de matemática em uma faculdade”, explicou. 
Gabriella pretende prestar vestibular para três instituições federais: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela também esteve em seis edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A jovem conquistou menções honrosas, medalhas de prata e bronze e foi medalhista de ouro em 2011 e 2013.

Willian Mallmann
O estudante catarinense foi aprovado para o curso de Jornalismo em nove universidades norte-americanas: University of Miami, Southern Methodist University, DePaul University, Colby-Sawyer College, University of Evansville, Universidade de Denver, Quinnipiac University, Arizona Statel University e Wartburg University. O jovem embarca para os Estados Unidos no próximo dia 18 e escolheu estudar na University of Evansville, no estado de Indiana. 
Willian tem 18 anos e formou-se em 2013 no curso do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Ele sempre estudou em escola pública e no ensino médio desenvolveu projetos voluntários de inglês, xadrez e dança. “A escola pública também tem condições de preparar bem o estudante, basta o aluno se empenhar e se dedicar aos estudos”, avaliou.
De acordo com a diretora da EEB Raul Pompéia, Clenice Diotto, Willian sempre participou da Olimpíada de Matemática, Programa Jovem Embaixador, Repórter Bom de Bola e Olimpíada Brasileira de Robótica com muita dedicação. “Ficamos muito felizes com estas conquistas do Willian, pois sabemos que tanto a família como os profissionais de nossa escola contribuíram para esse sucesso que deve ser um exemplo para os demais alunos”, explicou.
O catarinense já tem bolsa para os estudos, mas está fazendo campanha na internet para levantar verba para se manter nos EUA durante a faculdade. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail:  willian_mln@hotmail.com

 

Abertas inscrições para a primeira edição do prêmio Respostas para o Amanhã

Samsung respostas amanhaCoordenação Geral do Ensino Médio, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), abre inscrições para a participação de escolas, professores e estudantes na primeira edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã – iniciativa em parceria com a empresa de tecnologia Samsung. Interessados têm até 14 de setembro para efetuar suas inscrições.
O objetivo é identificar, estimular e difundir projetos desenvolvidos com alunos do Ensino Médio, relacionados às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
Os projetos desenvolvidos devem ser pensados a partir de questões identificadas na comunidade em que mora o participante. Além disso, devem apresentar soluções simples que contribuam para transformar a realidade local.
O prêmio é considerado uma oportunidade para que as escolas desenvolvam e divulguem novas práticas educativas, com a finalidade de possibilitar que mais jovens conheçam e explorem outras formas de conhecimento, além de atuarem e intervirem no espaço onde vivem.

Para mais informações e inscrições:
https://www.samsung.com.br/respostasparaoamanha

segunda-feira, 11 de agosto de 2014


 

Encerrou hoje, 11 de agosto, o curso de formação continuada "Leitura, interpretação e produção de gêneros textuais: teoria e prática",  com carga horária de  40 horas, que ocorreu no auditório da SDR. O curso buscou contribuir para a melhora da qualidade da leitura e da escrita  nas escolas e ampliar o repertório de práticas de ensino para o maior número possível de educadores. Os encontros,  de formação presencial, contemplaram  os princípios metodológicos e material pedagógico desenvolvido pelo Escrevendo o Futuro para professores, assistente técnico pedagógico e   especialistas,  auxiliando-os na articulação  teoria e prática.










11 de Agosto, dia do estudante.



Estudante não tem  idade, pode ser que tenha seis ou cem anos não  importa... 
O  importante é que cada pessoa um dia já foi ou será um estudante capaz de opinar, compreender, e contribuir para a construção de um futuro melhor, e consequentemente mais feliz para todos nós.





            Feliz Dia do Estudante!



                         
 
                                    Equipe da Gered

Nota de falecimento: Guinter Simon Pires



Com profundo pesar,  comunicamos o falecimento de  Guinter Simon Pires, 80 anos, pai de nosso colega Milton Simon Pires, Supervisor de Desenvolvimento Humano.

O falecimento ocorreu ontem, 10 de agosto. O corpo está sendo velado na Igreja Evangélica e o culto de corpo presente ocorrerá às 16 horas.

Nossos sentimentos aos familiares.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Feliz dia dos Pais!


Formação Continuada: Indígenas, Afro, ECA e Meio Ambiente

Nossa colega Naildes Zaneti,juntamente com professores das escolas da nossa  regional, esta semana, em Florianópolis, participa do curso para a  formação de  multiplicadores para trabalhar as questões sobre Indígenas, afro, ECA e Meio Ambiente. Durante a formação, refletem sobre as ações que cada Gered irá desenvolver para uma efetivo trabalho pedagógico voltado para a inclusão social  no meio escolar e  consequentemente em nossa sociedade.






quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Curso: Desenvolvimento de Games e Simuladores 2014

O Curso para Desenvolvimento de games e simuladores é ofertado pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás - UFG. Objetiva a apropriação, pelos estudantes, dos princípios da ciência da computação científica aplicada ao desenvolvimento de games. O estudante aprenderá programação orientada ao desenvolvimento de games e simuladores progressivamente utilizando: Fundamentos e conceitos de jogos, Conceitos de Programação com a Linguagem de Programação Python. O curso também promove a cultura da produção tecnológica na rede de ensino básico. Esta oferta é piloto e busca aprimorar o material didático e metodologia do curso. Não há pré-requisito de conhecimento de programação de computadores. 

Para participar dessa oferta, o aluno deve estar cursando o ensino médio em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil, realizar o cadastro no ambiente e inscrever no Curso Desenvolvimento de Games e Simuladores. 

Para sua inscrição ser aceita, é preciso enviar até dia 10/08/2014 os documentos exigidos: certidão de nascimento ou identidade e o comprovante de matrícula ou declaração, que comprove estar matriculado em 2014 no ensino médio da rede pública de ensino.

Alunos do ensino médio das escolas da rede pública de ensino podem fazer sua inscrição no site:  http://e-proinfo.mec.gov.br
 
Área: Tecnologia da Informação
Nível: Educação a distância
Natureza: Extensão
 
Administrador titular: Gilson Oliveira Barreto

Administradores substitutos:

Raquel da Silva Cardoso

Margarida Cavalcante Urzêda de Paula



Locais de realização:

Labtime/ICB/UFG  (Inscrição aberta)




terça-feira, 5 de agosto de 2014

SDR Maravilha entrega ordem de serviço para construção de quadra coberta da EEB Balbino Martins de Iraceminha

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha assinou e entregou ordem de serviço para início das obras da quadra coberta da Escola de Educação Básica Balbino Martins, de Iraceminha, nesta segunda-feira, 4. A assinatura garante construção de cobertura e reforma da quadra da unidade escolar que hoje abriga estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais e finais.
Participaram da assinatura o diretor da unidade escolar Irno Roversi; o representante da construtora Márcio Pain; o supervisor de Educação Superior Adelir Von Borstel, que representou o gerente de Educação Almir Da Rosa; gerentes da SDR Maravilha e representantes da Associação de Pais e Professores da escola.

Professores já podem acessar o Guia de Livros Didáticos 2015


Edimara Becker
Professores do ensino médio já podem pesquisar os livros que vão escolher para uso nas escolas da rede pública a partir do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
O período para a escolha dos livros didáticos será de 22 de agosto a 1.º de setembro, no sistema eletrônico do FNDE. Desta vez, serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte. 
Devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE comprará as obras da segunda opção. Para facilitar ainda mais a escolha, o FNDE oferece em seu portal uma série de documentos de apoio, como Orientações para a escolha, Compromissos da escola e Normas de conduta. 
Segundo Edimara Becker, responsável pelo livro didático de nossa gered,  "com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola conforme  proposta curricular e o PPP de  cada unidade escolar." Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e oficializar a escolha.


Alunos do Ensino Médio ganham nova plataforma de estudos em preparação ao ENEM

Os mais de 281 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Santa Catarina terão mais uma ferramenta de estudo em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Trata-se do Geekie Games apresentado nesta segunda-feira, 4, pelo coordenador do projeto, Eric Hanai, e pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, aos estudantes catarinenses.
O programa visa auxiliar interessados em prestar o ENEM e professores de escola pública, oferecendo acesso gratuito ao Geekie Lab: única plataforma de aprendizado adaptativa brasileira credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Com o Geekie Lab, o aluno faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudos personalizado baseado em seu perfil de aprendizado e sua proficiência. Por meio de aulas disponíveis na própria plataforma, o aluno pode ir completando seu plano de estudos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades. “Durante o projeto, o aluno pode ainda realizar simulados que utilizam a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no ENEM. Assim, a nota que o aluno obtém se aproxima muito à que ele tiraria no ENEM, permitindo uma previsão de seu desempenho”, explica Hanai.
040814pq1De acordo com o secretário Deschamps, o grande diferencial do programa é a possibilidade de cada aluno ter seu conteúdo de estudo personalizado. “Com a ferramenta os alunos saberão onde estão com mais dificuldade e assim podem focar seus estudos. Desta forma, garante preparação em todas as áreas do conhecimento”, avalia. Quem também será beneficiado serão os professores, que podem acompanhar, em tempo real, o desempenho e a evolução dos seus alunos. “A partir da análise do desempenho dos seus estudantes, os professores poderão preparar aulas diferenciadas e com foco no conteúdo que os alunos tiveram mais dificuldade. Além disso, nós poderemos focar em ações de formação continuada pontual para determinadas áreas”, comenta Deschamps.
A estudante do Instituto Estadual de Educação, Laila Gomes, quer prestar vestibular para Engenharia Civil e viu no Geekie Games uma forma de aprimorar os estudos. “Vai ajudar a melhorar na escola, pois os professores ficam sabendo como estão as nossas notas nos simulados e conseguem ter uma noção mais exata do que precisamos melhorar”.
Os estudantes catarinenses já podem acessar o Geekie Games. O primeiro passo é conversar com os diretores das escolas para solicitar o link de navegação. A partir daí é só acessar, fazer a avaliação e seguir o seu plano de estudo.

I Mostra de Vídeos Pedagógicos


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Aplicativo na busca por informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games.

O Ministério da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação, lançou um aplicativo para auxiliar os professores da rede pública de ensino na busca por informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games.
Baixe o aplicativo no tablet do Professor e confira. 

Acesse: http://culturadigital.br/classind/





Gered de Maravilha empossa 10 novos professores

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha promoveu nesta sexta-feira, 1, a cerimônia de posse para os 10 professores selecionados na 3ª chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual que irão atuar nas escolas de ensino básico dos municípios que fazem parte da Gerência de Educação.

Os profissionais  trabalharão nos 14 municípios da área de abrangência da Regional, que atende 28 unidades escolares, com aproximadamente 800 professores efetivos e 9,5 mil alunos. Em todo o Estado a terceira chamada abriu mais 924 vagas. Desde 2012, já foram efetivados 3.836 professores em Santa Catarina, que conta agora com aproximadamente 20 mil professores efetivos.
O supervisor de Desenvolvimento Humano Milton Simon Pires, que no ato representou o gerente de Educação Almir Da Rosa, salientou que ser professor é uma vocação. “Tem que gostar do que faz, pois quando se trabalha com dedicação, transmite-se mais amor e carinho. Só há desenvolvimento com a educação e vocês serão a ponte para esta realização”. O supervisor também repassou aos novos integrantes do quadro de efetivos informações relevantes para a vida funcional de cada um.
O secretário Regional, Valci Dal Maso, desejou sucesso a todos que neste dia tem um sonho realizado. “Ser professor é uma missão, e cada um deve fazer o melhor para que seja possível modificar a sociedade de uma forma positiva. Um professor precisa ser comprometido, ser líder, o exemplo a ser seguido para a formação de opinião de cada aluno”, destacou.
A ingressante Márcia Regina Rohr, representando todos os novos professores, realizou a assinatura do ato de posse. Logo após a professora Alaíde Klein realizou a leitura do juramento de posse que foi repetido pelos demais ingressantes. Representando os novos professores a professora Lia Dulce Melz Duarte destacou a importância do momento e a alegria em agora fazer parte do quadro de efetivos.
A solenidade contou ainda com a presença da supervisora de Educação Básica, Dirce Muller; supervisor de Educação Superior Adelir Von Borstel; integradora de Alimentação Escolar Marilene Mezzaroba; além da equipe da Gerência de Educação e familiares dos novos professores.

Abaixo a lista dos novos professores da SDR Maravilha:

Ingressante
Escola
Disciplina
Alaíde Klein
   
EEB José Marcolino EckertLetras – Ens. Fund. Anos Iniciais
Diovana W. Marchesan

EEB José Marcolino EckertArte
Justiani Hollas
    
EEB Sta Terezinha do ProgressoMatemática
Kátia Arenhart Hoss
 EEB Dom Helder CâmaraBiologia
Luiz Carlos Webler
EEB José Marcolino EckertEducação Física
Márcia Regina Rohr
  
EEB Dom Helder CâmaraLíngua Portuguesa e Literatura
Maria Simone Pauletti
 
EEB Hermínio Heusi da SilvaLíngua Portuguesa e Literatura
Noeli Hohnse
    
EEB José Marcolino EckertLetras – Ens. Fund. Anos Iniciais
Simone Giacomelli
   
EEB Vendelino JungesLetras – Ens. Fund. Anos Iniciais
Lia Dulce Melz Duarte
EEB. Vendelino Junges
  




Letras – Ens. Fund. Anos Iniciais





É hora do Desafio do Conhecimento nas escolas estaduais





Inicia nesta segunda-feira, 04, as inscrições para O Desafio do Conhecimento, uma competição virtual que vai envolver as escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Catarina.  A gincana cultural acontece de 1º a 15 de setembro.
As inscrições encerram dia 29 de agosto, e devem ser feitas apenas pelos representantes legais das instituições de ensino, no site desafiodoconhecimento.com.br. Em sua sexta edição, a competição desta vez será diferente. Agora quem se inscreve é a própria escola.
A iniciativa vai envolver alunos de 7º a 9º ano do ensino fundamental e de 1º ao 3º ano do ensino médio. É uma realização da Revista Its, plataforma jovem do Grupo Ric, com apoio do Fiesc-Senai e Junior Achievement.

A inscrição da escola
No momento da inscrição, a escola precisa definir quem será o Educador Campeão, um professor responsável por orientar os alunos na realização das provas. O professor terá o auxilio de no mínimo seis e no máximo doze alunos, líderes de turma, que formarão o QG DO DESAFIO, que será o grupo responsável por organizar as tarefas da competição dentro da escola.
Serão oito tarefas com o tema Todos por um planeta melhor, com assuntos que vão da sustentabilidade ao mercado de trabalho incentivando a criatividade, organização e a interação entre os alunos.

O prêmio
O prêmio para a escola vencedora será uma Lousa Digital Interativa, o Educador Campeão ganha um iPad Mini e os líderes do QG recebem passaportes para o Beto Carrero.

O QG DO DESAFIO
É o local onde os alunos se encontrarão para receber as provas, analisar e planejar a melhor forma de realização. As tarefas prontas serão postadas no site do Desafio do Conhecimento. Mais informações nos sites: www.desafiodoconhecimento.com.br e http://facebook.com/revistaits.

Educação: professores recebem kits do Pnaic

O Ministério da Educação (MEC) dá continuidade às formações do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é o segundo ano de implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como compromisso  alfabetizar 100% das crianças brasileiras de até 8 anos de idade tendo como foco o ensino da matemática. Para reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pelos professores que atuam do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, o MEC enviou  um kit contendo 13 cadernos.Os cadernos enviados aos profissionais discutirão temas como: geometria; educação inclusiva; sistema de numeração decimal, quantificação, registros e agrupamentos; grandezas e medidas; saberes matemáticos e outros campos do saber; educação matemática do campo; educação estatística; operações na resolução de problemas, jogos na alfabetização matemática; organização do trabalho pedagógico e encartes.
Os professores são orientados a desenvolver projetos diferenciados, fazendo com que o aluno seja alfabetizado em uma didática diferente e motivadora.