Nessa segunda-feira, dia 30 de novembro de 2015, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o Município de Pinhalzinho, junto com os municípios  de  Maravilha, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Saudades e Tigrinhos , realizou o 1º Seminário Regional sobre o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Secretárias de educação dos municípios citados: Tanara Zunkowski, Sandra Maria Civa, Zeli Vergues Stein e Vera Lúcia Baczinski foram recebidas pela Gerente Regional de Educação da SDR-Maravilha Zenaide Kunrath, pela secretária de educação de Pinhalzinho Fabiana Paula Merigo e prefeito Fabiano da Luz.
O palestrante Manoel José Decon  proferiu palestra com o título: Viva a escola, viva!
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais no objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
 A iniciativa  é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades públicas federais e estaduais além das redes de ensino municipais e estaduais.O MEC é responsável pelas bolsas de estudos concedidas aos alfabetizadores, aos educadores das universidades envolvidas na formação, aos coordenadores do Pacto nos estados, no Distrito Federal e nos municípios e aos professores orientadores dos cursos em cada município. O Ministério produz e distribui os cadernos de formação dos educadores e material didático, paradidático, dicionários, obras literárias e jogos às escolas que tenham classes de alfabetização.
O curso presencial qualifica professores das redes públicas da Educação Básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados. Na  regional de Maravilha as orientadoras de estudos são Dirce Muller e Marilene Corogodsky.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em Letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em Matemática. O terceiro ciclo, que será desenvolvido de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.
Segundo as orientadoras de estudos o Pnaic reforçou a prática pedagógica do cotidiano do professor, refletindo na aprendizagem do aluno.