sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Escolha de aula: Educação Especial




APAE de Romelândia


01 Vaga de Artes – 20 horas - Matutino e Vespertino
(Vaga Vinculada até 30/05)



DATA: 02/03/2015 – SEGUNDA-FEIRA
HORAS: 14h00
LOCAL: SDR DE MARAVILHA

 


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Escolha de aula: Educação Especial





APAE de Pinhalzinho


01 Vaga Professor de sala (Vinculada até 19/07)– 20 horas – Vespertino
01 Vaga Professor de sala (Vinculada até 22/05)– 20 horas – Vespertino



Local: SDR Maravilha
Horário: 14 horas
Data: 27/02/2015 - Sexta-feira

 


SDR Maravilha promove encontro com coordenadores do Programa Mais Educação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha, por meio da Gerência de Educação promoveu, nesta terça-feira, 24, encontro sobre o Programa Mais Educação, envolvendo gestores e coordenadores do Programa nas unidades escolares. O objetivo do encontro foi realizar estudo do Manual do Programa Mais Educação.
A coordenadora regional do programa, Lurdes Devenci Vendrame, lembra que o Programa Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.
Participam do programa a EEB. Manuel de F. Trancoso e a EEF. Linha Biguá, de Iraceminha; a EEF. Juscelino K. de Oliveira, de Maravilha; a EEB. Dom Helder Câmara, de Modelo; a EEB. Hermínio Heusi da Silva, de Romelândia; a EEB. Emília Boos L. Schmidt, de Saltinho e a EEB Professor Sílvio Romero, de Bom Jesus do Oeste.
O encontro foi acompanhado pela gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, e pelo supervisor de Educação Básica e Profissional, Almir Da Rosa. De acordo com a gerente de Educação, durante o encontro também foram respondidas dúvidas dos gestores das unidades escolares a respeito do programa.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Núcleo de Tecnologia Educacional de Maravilha realiza encontro com professores orientadores das salas de tecnologias

Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de      Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), realizou na tarde desta segunda-feira, 23, reunião de trabalho destinada aos professores orientadores das salas de tecnologias das unidades escolares da rede pública estadual, pertencentes à Regional de Maravilha.
A reunião contou com a participação da Gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, e foi coordenada pelas multiplicadoras Juciane Dreifke, Naildes Zanetti e Marilene Corogodsky. O objetivo foi orientar sobre o trabalho a ser feito pelos professores orientadores nas escolas, para que sejam capazes de resolver situações que venham a surgir no dia-a-dia, bem como demais situações utilizando recursos tecnológicos existentes na escola. 
Na oportunidade foram trabalhados os temas: regulamento das salas de tecnologias; orientações sobre o Sistema de Acompanhamento e Gestão Tecnológica – Sagetec; professor on-line e estudante on-line; blog; bem como o repasse de informações gerais sobre tablets, Internet e abertura de chamados para equipamentos, entre outros.
De acordo com a Gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, é muito importante a atuação desses profissionais nas escolas, pois poderão auxiliar os professores e alunos no uso das tecnologias, proporcionando melhor qualidade de ensino e aprendizagem aos alunos da rede pública estadual.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Programa de valorização de diretores de escolas públicas

Será encaminhado, nesta semana, aos diretores da rede Estadual de Santa Catarina um comunicado sobre a consulta pública feita pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Educação para criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas, que auxiliará na qualificação dos trabalhos que serão realizados em 2015. A diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco, incentiva os educadores do Estado a participarem da ação. A consulta ficará aberta até o dia 02 de março e poderá ser acessada pelo link:  http://pddeinterativo.mec.gov.br/diretorprincipal/.

Formação do PNEM é realizada na SDR Maravilha

Os orientadores de estudos de cada Unidade Escolar do Ensino Médio pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha participaram, na quinta-feira, 19, da 2º etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) 2014. Participaram ainda da formação o Supervisor de Educação Básica e Profissional Almir Da Rosa e a Gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath.
De acordo com a formadora Regional Márcia Spanhol a Formação Continuada do PNEM 2º etapa se encerra em maio de 2015. “Os orientadores de estudos recebem as orientações na Regional e depois cada orientador repassa a informação nas Unidades Escolares com o grupo de professores”, explicou.
O SISMÉDIO é uma das ações do pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio e Profissional público, fazendo com que os conhecimentos e organização didático-pedagógica do trabalho a ser desenvolvido no âmbito escolar sejam compartilhadas entre os professores participantes do curso.
Durante o dia foi realizado Estudo e Orientação curricular dos dois cadernos do PNEM da 2º etapa: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio,Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com leituras, estudo e discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Proposta Curricular de Santa Catarina e legislação (leis, pareceres, portarias e outros).
“Para a formação humana integral do nosso educando precisamos discutir os métodos envolvendo a Pesquisa-Trabalho-Ciência-Cultura; bem como emancipação humana e política e não neutralidade de currículos com isso discutindo a Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e as áreas do conhecimento”, conclui Márcia.
De acordo com a gerente de Educação a realização de formações para os professores tem grande relevância para discussões e enriquecimento, proporcionando assim espaços para troca de experiências que são essenciais para difundir o conhecimento. “Entendemos que o planejamento pedagógico na área passará pela relação entre a escolha da abordagem pedagógico-curricular, aliada à seleção de conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, que resultem na ampliação da leitura de mundo do educando e professores do Ensino Médio”, finaliza Zenaide.

Errata: Número de Vagas APAE Pinhalzinho

Informamos, que ocorreu um erro no número de vagas, referente a escolha de aula: Educação Especial, do dia 24 de fevereiro deste ano, postado dia 20 de fevereiro deste mesmo ano.
Onde lê-se APAE de Pinhalzinho, 4( quatro) vagas, 20 horas, vespestino, o correto é:
APAE de Pinhalzinho 1(uma) vaga  20 horas vespertino.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Escolha de aula: Educação Especial



APAE de Iraceminha


01 Vaga de Informática - 10 horas – Matutino e Vespertino
01 Vaga Professor de Sala – 40 horas – Matutino e Vespertino

APAE de Maravilha


01 Vaga Professor de sala – 40 horas – Matutino e Vespertino
04 Vagas Professor de sala – 20 horas – Vespertino

APAE de Pinhalzinho


01 Vaga Professor de sala (Vinculada até 19/07)– 20 horas – Vespertino
04 Vagas Professor de sala – 20 horas - Vespertino
01 Vaga Educação Física – 10 horas - Vespertino

APAE de Romelândia


01 Vaga de Informática - 10 horas – Matutino e Vespertino
01 Vaga de Artes – 20 horas - Matutino e Vespertino


Local: SDR Maravilha
Horário: 14 horas
Data: 24/02/2015 : Terça-feira

 

Coordenadora Regional do Censo Escolar Juciane Dreifke realiza treinamento sobre o Sistema Educacenso – Módulo Situação do Aluno 2014

Os responsáveis pelo Censo Escolar das escolas da rede pública e rede privada de ensino participaram, durante a tarde desta quinta-feira, 19, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha de um treinamento que tem por objetivo orientar sobre o preenchimento das informações de movimento e rendimento dos alunos em 2014 no Sistema Educacenso.

Segundo a coordenadora Regional do Censo Escolar, Juciane Dreifke, o módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar de 2014 e tem por objetivo coletar as informações de rendimento (aprovado ou reprovado) e movimento (transferidos, deixou de frequentar, falecido) dos alunos no final do ano letivo de 2014. “Neste módulo, também são informados os alunos admitidos após a da data de referência do Censo Escolar, que foi em 28 de maio de 2014. O prazo para digitação dos dados no sistema é até 20 de março de 2015”, completa Juciane.
 
Os dados informados no módulo Situação do Aluno são fundamentais para conhecer a realidade sobre o rendimento escolar, bem como a movimentação dos alunos da Educação Básica. Esses dados serão utilizados como base para o cálculo das taxas de rendimento, abandono, não resposta e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Gered Maravilha realiza Chamada Pública

A Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha através da Comissão responsável pela operacionalização dos Editais nº 23 e nº 24/2014/SED, referentes ao Processo Seletivo ACT/2015, realizará nesta sexta-feira, 20, a partir das 13h30 a Chamada Pública das vagas remanescentes das Chamadas anteriores. De acordo com a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath a chamada pública será realizada após ter esgotado todas as possibilidades de oferta das aulas aos professores efetivos e aos professores ACTs que já escolheram.
“No primeiro momento será oferecido nesta quinta-feira, 19, às 13h30 aos inscritos no processo seletivo e, após o encerramento da listagem de professores classificados em disciplinas do Processo Seletivo, será oferecido aulas/vagas remanescentes para candidatos classificados em áreas afins, que ainda não escolheram vaga, bem como a composição de vagas com disciplinas da mesma área do conhecimento; em seguida acontece a Chamada Pública.
De acordo com a gerente, a Gered encaminhou, por e-mail, para todas as unidades escolares um quadro com todas as vagas (por disciplina) que ainda não foram ocupadas nas escolas da Regional, por não haver mais candidatos classificados.
Os candidatos interessados deverão dirigir-se à Gerência de Educação, munidos de documentos pessoais, comprovação de sua habilitação, comprovante de tempo de serviço no Estado (anexo I do edital) emitido pela unidade escolar (se houver) e comprovante de tempo de atuação na disciplina da vaga pleiteada emitido pela unidade escolar, para escolha das vagas disponíveis, (ACT), referente ao processo seletivo dos editais Nº 23/2014/SED e 24/2014/SED.
O edital da Chamada Pública está publicado no site www.sed.sc.gov.br (menu ACT 2015); a Gered divulgará o quadro de vagas por disciplina, com carga horária, unidade escolar, motivo de contratação, conforme cópia no sistema SISGESC/ACT/VAGAS ABERTAS.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

2ª CHAMADA EDUCAÇÃO ESPECIAL




DATA: 20/02/2015 – SEXTA-FEIRA

HORÁRIO: 14h00m

LOCAL: SDR-MARAVILHA


QUADRO DE VAGAS

APAE DE IRACEMINHA
DISCIPLINA
VAGAS
HORAS
TURNO
Profº de sala
01
20 hs
MAT
02
20 hs
VESP
Informática Educativa
01
10 hs
MAT/VESP

APAE DE MARAVILHA
DISCIPLINA
VAGAS
HORAS
TURNO
Profº de sala
04
20 hs
VESP

APAE DE MODELO
DISCIPLINA
VAGAS
HORAS
TURNO
Profº de sala
02
20 hs
MAT
02
20 hs
VESP

APAE DE PINHALZINHO
DISCIPLINA
VAGAS
HORAS
TURNO
Profº de sala
01
40 hs
MAT/VESP
05
20 hs
VESP
Educação Física
01
20 hs
VESP

APAE DE ROMELÂNDIA
DISCIPLINA
VAGAS
HORAS
TURNO
Profº de sala
01
40 hs
MAT/VESP
Informática Educativa
01
10 hs
MAT/VESP
Artes
01
20 hs
MAT/VESP


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Educação lança ferramentas on-line para estudantes e professores da rede pública estadual

O ano letivo começa com novidade para professores e estudantes da rede pública estadual catarinense: a Secretaria da Educação lançando duas plataformas virtuais para acesso a informações, uma para os professores e outra aos estudantes. Na plataforma Professor Online (professoronline.sed.sc.gov.br), o docente terá o seu tradicional Diário de Classe digital. O estudante e seus pais ou responsáveis poderão acompanhar o desempenho estudantil pela plataforma Estudante Online (estudanteonline.sed.sc.gov.br).
A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, 5, pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em coletiva à imprensa sobre a volta às aulas da rede estadual. Na próxima segunda-feira, 9, cerca de 550 mil alunos começam o ano letivo em 1.100 escolas públicas estaduais catarinenses.

A plataforma Professor Online poderá ser acessada exclusivamente pelos servidores e terá dados das escolas, das turmas, as ações e tarefas que serão aplicadas às suas turmas, o Diário Digital, com o registro de faltas dos alunos, e o Diário de Classe, com o registro de conteúdos.

Já Estudante Online poderá ser acessada pelo estudante e seu responsável por meio do número de matrícula e dados pessoais do aluno. Nesta plataforma será possível acompanhar o boletim, as faltas, a agenda de atividades e ainda imprimir documentos como histórico escolar, declaração da matrícula e atestado de frequência, a serem validados a partir do carimbo e assinatura do responsável na secretaria da escola.

“Nossa meta é atingir todos os estudantes e todos os pais, o que deve fazer do portal o mais acessado de todo o Governo do Estado. Pela ferramenta, os pais poderão fazer um completo acompanhamento da vida escolar do filho. A partir disso queremos melhorar ainda mais a qualidade da educação na escola”, explicou Deschamps. O secretário lembrou que cada professor abastecerá as informações referentes à sua disciplina, mas também poderá acessar o desempenho do aluno nas demais matérias cursadas. “A ferramenta vai funcionar como um constante conselho de classe on-line”, acrescentou.

O secretário também destacou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura. Atualmente, são 110 escolas catarinenses passando por algum tipo de obra. Além disso, por meio do cartão escolar, o Governo do Estado repassará R$ 7 milhões para todas as 1.100 unidades de ensino da rede estadual – R$ 3,5 milhões entre março e junho e outros R$ 3,5 milhões entre julho e outubro. O valor poderá ser usado pela gestão da escola para despesas de caráter emergencial, como pequenos reparos e compra de materiais de consumo predefinido, como produtos de limpeza.

Deschamps lembrou, ainda, que 2015 marca a implantação do sistema de eleição para diretores em todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina. No ano passado, foram realizadas eleições em 40 unidades e até o final de 2015, será realizado o processo de eleição em todas as 1.100 escolas da rede pública estadual para gestão 2016-2020.

Sessão Pipoca da TV Escola




Funciona assim: a TV Escola envia para a sua escola o DVD de um programa, série, animação ou documentário produzido pelo canal, assim como um cartaz da referida produção. Cabe à escola organizar uma sessão de cinema para os alunos e/ou comunidade.

Podem participar escolas públicas de todo o Brasil.

A cada dois meses, a TV Escola disponibilizará uma produção e divulgará o nome nas redes sociais do canal. Fique ligado!



facebook.com/tvescola

twitter.com/tvescola



A solicitação do material é feita exclusivamente pelo Facebook e Twitter. Basta enviar uma mensagem para uma das redes sociais da TV Escola dizendo que deseja realizar a “Sessão Pipoca TV Escola” na sua instituição de ensino e pronto! A gente encaminha o DVD e o cartaz para você.

Todos os custos de produção e envio serão de responsabilidade da TV Escola.

Após recebimento do material e realização da “Sessão Pipoca TV Escola”, a escola terá que enviar 3 (três) fotos do evento para tvescola@mec.gov.br - com

o título "Fotos Sessão Pipoca TV Escola”, contendo no corpo do e-mail: nome da escola, cidade, estado e 2 (dois) depoimentos escritos (de dois participantes), de no máximo 2 duas linhas, falando sobre a experiência no evento.

Enviar também nome completo e profissão dos que derem depoimento. As fotos serão divulgadas nas redes sociais da TV Escola.

A participação é livre. A escola pode se inscrever sempre que a TV Escola disponibilizar uma nova produção para exibição.



Você pode realizar quantas “Sessão Pipoca TVEscola” quiser.



Que tal promover outras atividades no ambiente escolar referentes aos assuntos tratados no vídeo? Ficaremos muito felizes em receber notícias das demais ações realizadas. Fique à vontade para nos enviar, junto com as fotos e depoimentos, outras informações e registros de atividades complementares.




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Comunicado - Segunda chamada de professores ACTs

A Secretaria de Estado da Educação informa que a segunda chamada para professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) da rede pública estadual de ensino será realizada após o término do enquadramento das turmas de todas as escolas do Estado. Professores classificados que integram as listagens e foram aprovados na prova da ACAFE, realizada em agosto de 2014, têm prioridade de contratação.
Após o esgotamento das listagens, será lançado o edital de chamada pública que viabiliza novas inscrições de profissionais em suas respectivas Gerências Regionais de Educação (Gereds). Para o ingresso, os educadores interessados devem apresentar RG, CPF e documento que comprove a habilitação para o exercício do magistério.
Os professores classificados devem acompanhar diariamente as publicações de Cronograma de Chamada, de competência das Gereds, no menu ACT 2015 do Portal da Secretaria da Educação – www.sed.sc.gov.br.

Escolas da SDR Maravilha recebem tablets para uso coletivo

Nesta terça-feira, 3, a Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha entregou tablets às 28 unidades escolares pertencentes à Regional. Ao todo foram entregues aos diretores e assessores de direção 55 aparelhos da marca positivo disponibilizados pela Secretaria de Educação.

 
De acordo com a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath a distribuição foi efetuada conforme o número de alunos de cada unidade escolar, sendo distribuídos de um a quatro aparelhos por escola. “Os tablets serão de uso coletivo das unidades escolares com objetivo de utilizar juntamente com as lousas digitais que as escolas receberão posteriormente”, explicou a gerente.





Gered de Maravilha acompanha web conferência sobre a carreira do magistério da rede estadual

Diretores e assessores das unidades escolares de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha e a equipe da Gerência de Educação acompanharam, nesta terça-feira, 3, através de web conferência, apresentação sobre a nova carreira do magistério da rede estadual de Santa Catarina realizada pelo Secretário da Educação, Eduardo Deschamps.
De acordo com a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath a proposta prioriza ajustes salariais maiores para os profissionais com especialização (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), que vinham ganhando menor percentual de aumento e incentiva a permanência do professor em sala de aula com a criação de uma nova gratificação. A ideia é que até março a proposta seja encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.

“A nova proposta ainda aumenta a diferença de salário entre professores com mais titulação – reivindicação antiga da categoria dos professores –, descompactando a tabela salarial, que foi modificada em 2011, quando o Estado passou a cumprir a lei do piso nacional do magistério, reajustado a cada início de ano”, destaca a gerente.

Na época, para ficar dentro da lei, SC repassou aumento do piso para os que ganhavam abaixo do valor fixado pelo Ministério da Educação. O percentual de aumento, que chegou a 100%, não foi repassado a todos os níveis, o que provocou um achatamento da tabela, e uma menor diferença salarial entre professores graduados e especializados.

Pela nova carreira, um professor no começo da profissão atuando em sala de aula ganha o salário de R$ 3.041,87 e chega ao final dela recebendo R$ 9.042,93. Na tabela atual, ele recebe R$ 2.268,50 no início e termina ganhando R$ 5.345,66.

A proposta ainda será analisada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), que estiveram reunidos com o secretário nesta terça pela manhã. Para ampliar a discussão, um sistema online entrou ao ar no site da Secretaria da Educação nesta quarta-feira, 4, onde os educadores podem tirar dúvidas, enviar críticas, apontar problemas e soluções. Com isso, Deschamps acredita que a proposta final deverá ser enviada para a Assembleia em março.

“Ela não está fechada. Vamos conversar com o Sinte e avaliar as sugestões. Se não houver grandes problemas, acredito que depois do Carnaval fechamos a carreira e enviamos para a votação.”

Como o aumento salarial varia de acordo com cada situação do profissional, aquele professor que desejar saber quanto receberá de ajuste com a nova carreira pode fazer uma simulação por um sistema online, que também começa a funcionar a partir de quarta, também na página da Secretaria. De acordo com Deschamps os ganhos variam bastante, haverá professores que ganharão cerca de 60% de aumento já neste ano, outros 20%, por exemplo.

Atendendo a um pedido do governador Raimundo Colombo, uma folha suplementar roda ainda neste mês, para que o Estado pague o novo valor do piso nacional do magistério, reajustado em janeiro deste ano, a todos que estão abaixo do salário fixado de R$ 1.917,78. Esse aumento atinge 12,7 mil profissionais, um impacto de R$ 100 milhões. Caso o aumento fosse dado a todos os níveis, esse valor aumentaria para R$ 460 milhões. “Não temos como repassar os 13% a todos e não temos como continuar com essa tabela como está”, frisa o secretário.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Professores da rede estadual retornam na próxima quarta-feira


O retorno dos professores da rede estadual está previsto para a próxima quarta, 04, em todas as escolas de Santa Catarina. O trabalho inicial será voltado ao planejamento do ano letivo, preparação das aulas e aprofundamento da proposta curricular. Cada escola terá 03 dias de atividades de formação continuada que antecedem o início das aulas com os estudantes.
O primeiro dia será voltado para a revisão do Projeto Político-Pedagógico e do Planejamento Curricular por disciplina e área do conhecimento.  Nos últimos dois dias de preparação (quinta e sexta-feira), o foco será a formação continuada com o tema: Proposta Curricular de Santa Catarina/Reorganização Curricular.
“A SED recomendou a leitura do Caderno de atualização da Proposta Curricular: Formação Integral na Educação Básica 2014, sobretudo os textos Considerações Iniciais das páginas 17 a 21, Educação Básica e Formação Integral páginas 23 a 28 e Percurso Formativo páginas 29 a 49”, explica Marilene da Silva Pacheco, Diretora de Educação Básica e Profissional. O documento está disponível na página da SED. O início do ano letivo para o estudante será na próxima segunda, 09.

Nova proposta de carreira do magistério da rede estadual incentiva especialização e professor em sala de aula

A nova carreira do magistério da rede estadual de Santa Catarina foi apresentada  nesta terça-feira, 3, pelo Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, aos diretores de escolas e às Gerências Regionais de Educação, através de webconferência, e em conversa com os servidores da Secretaria Estadual da Educação, em Florianópolis. A proposta prioriza ajustes salariais maiores para os profissionais com especialização (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), que vinham ganhando menor percentual de aumento e incentiva a permanência do professor em sala de aula com a criação de uma nova gratificação.A ideia é que até março ela seja encaminhada para votação na Assembleia Legislativa. A nova proposta ainda aumenta a diferença de salário entre professores com mais titulação – reivindicação antiga da categoria dos professores –, descompactando a tabela salarial, que foi modificada em 2011, quando o Estado passou a cumprir a lei do piso nacional do magistério, reajustado a cada início de ano.

Na época, para ficar dentro da lei, SC repassou aumento do piso para os que ganhavam abaixo do valor fixado pelo Ministério da Educação. O percentual de aumento, que chegou a 100%, não foi repassado a todos os níveis, o que provocou um achatamento da tabela, e uma menor diferença salarial entre professores graduados e especializados.

Pela nova carreira, um professor no começo da profissão atuando em sala de aula ganha o salário de R$ 3.041,87 e chega ao final dela recebendo R$ 9.042,93. Na tabela atual, ele recebe R$ 2.268,50 no início e termina ganhando R$ 5.345,66.

A proposta ainda será analisada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), que estiveram reunidos com o secretário nesta terça pela manhã. Para ampliar a discussão, um sistema online entra ao ar no site da Secretaria da Educação nesta quarta-feira, 4, onde os educadores podem tirar dúvidas, enviar críticas, apontar problemas e soluções.



Como o aumento salarial varia de acordo com cada situação do profissional, aquele professor que desejar saber quanto receberá de ajuste com a nova carreira pode fazer uma simulação por um sistema online, que também começa a funcionar a partir de quarta, também na página da Secretaria. De acordo com Deschamps os ganhos variam bastante, haverá professores que ganharão cerca de 60% de aumento já neste ano, outros 20%, por exemplo. 

Atendendo a um pedido do governador Raimundo Colombo, uma folha suplementar roda ainda neste mês, para que o Estado pague o novo valor do piso nacional do magistério, reajustado em janeiro deste ano, a todos que estão abaixo do salário fixado de R$ 1.917,78. Esse aumento atinge 12,7 mil profissionais, um impacto de R$ 100 milhões. Caso o aumento fosse dado a todos os níveis, esse valor aumentaria para R$ 460 milhões. “Não temos como repassar os 13% a todos e não temos como continuar com essa tabela como está”, frisa o secretário


Comprometimento do Fundeb

Outra meta da Secretaria de Estado da Educação é diminuir o comprometimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com a folha de pagamento. Hoje em 92% do Fundo é destinado a salários, Deschamps informa que a meta é chegar aos 80%, quando o mandato chega ao fim.

“Quanto mais dinheiro do Fundeb gasto com folha de pagamento, menos sobre para investimentos em outras áreas como a de infraestrutura. O dinheiro que tem sido investido nessas outras áreas tem saído basicamente do Governo do Estado, com o Pacto pela Educação”, informa o secretário.

Para se alcançar a meta, Deschamps aposta na melhoria da gestão escolar, no aumento prometido do percentual do PIB nacional para a educação e no aumento das matrículas de alunos no ensino médio, já que os recursos do Fundeb repassados são calculados com base no aluno/ano por Estado.