quinta-feira, 28 de maio de 2015

Secretaria da Educação oferece curso preparatório para vestibulares


Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino vão ganhar uma oportunidade de se prepararem melhor para as provas do ENEM e dos vestibulares. A Secretaria de Estado da Educação e o Programa Pró-Universidade vão oferecer gratuitamente o cursinho pré-vestibular, com inscrições abrindo a partir das 16h desta quinta-feira, 28, e se encerrando no dia 12 de junho, às 18h.
O curso faz parte do programa Pró-Universidade e as aulas começam na segunda quinzena de junho e abrangem todas as matérias que são abordadas nas provas. Também são disponibilizados simulados e aulões nas vésperas do ENEM e do vestibular da UFSC. “Temos material didático e apoio profissional de psicólogos para ajudar na motivação dos estudos”, comenta o coordenador do Pró-Universidade, Otávio Auler.
Os interessados devem se inscrever através do site do Pró-Universidade e entregarem a documentação nas escolas apontadas no edital. A seleção para participar do cursinho é feita pelo histórico escolar do Ensino Médio dos alunos inscritos. “Por isso que nós avisamos aos alunos para estudarem desde os primeiros anos”, comenta Auler. As aulas vão ocorrer em 20 polos, em 14 cidades, de segunda a sexta-feira, e os classificados terão limite máximo de três faltas.
O cursinho ocorre desde 2003 e desde 2009 é realizado em parceria com a Secretaria da Educação, sempre com boa taxa de aprovação em vestibulares. Apenas em 2014, foram 1285 estudantes aprovados em exames do ensino superior, sendo 765 aprovações em instituições públicas, principalmente do Sul do país. “Há 12 anos que vem incluindo os alunos de Santa Catarina no ensino superior com qualidade. O curso transforma sonhos em realidade”, comenta o coordenador do Pró-Universidade.

 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um dos polos de aprovação e escolha dos candidatos, chegando a ter, este ano, um aprovado a cada dois inscritos. Karla Gabriela Quint, de Florianópolis, graças ao incentivo do curso, passou no vestibular para Jornalismo. “Um dia eu estive pensando em desistir do curso, pois dividia meu tempo entre o estudo e o trabalho. Quando dei a notícia para o meu coordenador, ele me abriu meus olhos e deu um conselho, dizendo que queria me ver dentro da universidade, e que eu não deveria desistir naquele momento! Pensei no que ele disse, fiquei até o último dia de aula, e passei. Todos os colaboradores do curso foram essenciais para a minha aprovação!”.


CARTAZ - Processo Seletivo 2015

Escolha de aula: Educação Especial



APAE de Iraceminha : SAEDE


01 Vaga – 20 horas

Turno: matutino



Escolha: 1º junho

Horário: 14:000h

Local: SDR Maravilha









1 vaga de 20 horas, turma matutino
Escolha 1º de junho 14 horas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Abertas as inscrições para o 7º concurso de desenho e redação da CGU



Já estão abertas as inscrições de trabalhos para a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país. A data limite para entrega dos trabalhos é 30 de junho.
Com o tema Pequenas Corrupções – Diga não, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais.
Ao todo, são quatro categorias (Desenho, Redação I, Redação II e Redação III) que oferecerão prêmios aos três melhores trabalhos de cada série, contemplando aluno e professor responsável pela orientação da atividade. Já na categoria Escola-cidadã, voltada às instituições de ensino serão premiadas as três melhores estratégias promovidas para debater o tema.
Na categoria Desenho, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria Redação, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA).

6ConcursodeDesenhoeRedaoControladoriaGeraldaUnio
Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções- Diga não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticos – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
As peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia-a-dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila; tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas; entre outras.


Premiação

O primeiro colocado de cada ano nas categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o primeiro colocado da categoria Redação III:
I – Um netbook
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O segundo colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o segundo colocado da categoria Redação III:
I – Um tablet
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O terceiro colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o terceiro colocado da categoria Redação III:
I – Um smartphone
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O professor responsável, cujo nome esteja no formulário do trabalho selecionado como primeiro colocado:
I – Um leitor de livro digital
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

terça-feira, 26 de maio de 2015

Gerência de Educação da SDR Maravilha entrega Kits de materiais escolares aos alunos da rede estadual de ensino

A Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha está realizando a entrega de material que compõe o Kit Escolar para o ano letivo de 2015 para as 28 unidades escolares da Regional. De acordo com a equipe da Gered a entrega será concluída nesta terça-feira, 26.
“O objetivo, com a entrega desses kits, é oferecer apoio ao processo educativo e auxiliar as famílias de menor poder aquisitivo com alunos matriculados na rede estadual de ensino, pois o material é um importante instrumento para a aquisição de conhecimento e aprendizagem”, destaca a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath.
As escolas receberam cadernos, lápis, canetas, tesouras e colas que serão utilizados pelos alunos conforme a demanda de materiais escolares solicitada pelas escolas da Gered.
Para o aluno dos anos iniciais do ensino fundamental será entregue 1 kit de material escolar contendo: 04 cadernos; 01 cola bastão; 02 caixas de lápis de cor; 03 lápis grafite; 01 tesoura.O aluno dos anos finais do ensino fundamental será beneficiado com 1 kit de material escolar contendo: 01 caderno com 10 matérias; 02 canetas cor azul; 01 cola bastão; 01 caixas de lápis de cor e 03 lápis grafite. Para os alunos do ensino médio e do CEJA o kit de material escolar contem: 01 caderno com 10 matérias; 02 canetas cor azul; 03 lápis grafite.





No Estado
A distribuição dos Kits irá beneficiar 72% dos alunos matriculados em 2015 em todo Estado de Santa Catarina. Dentre estes estudantes, a maioria vem de famílias sem condições financeiras para adquirir o material escolar. Os investimentos da Secretaria de Educação para a aquisição dos Kits de material escolar para o atual ano letivo foram de R$ 3,5 milhões.
Serão distribuídos para toda a rede: 99.355 kits para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; 134.624 Kits para alunos dos anos finais do ensino fundamental; 139.451 kits para alunos do ensino médio e 19.000 Kits para alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Gered de Maravilha visita EEB Emilia B. L. Schimidt em Saltinho e acompanha Programa Mais Educação



A equipe da Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha visitou na tarde de quinta-feira, 21, a EEB Emilia B. L. Schimidt no município de Saltinho onde realizou reunião com a equipe gestora e professores da unidade.

Durante o encontro a equipe da Gered repassou aos professores orientações sobre o Calendário Escolar; o Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PNOA); Atleta na escola e Escola Sustentável além de abordar a importância de recuperar o aluno com dificuldades; a qualidade e fiscalização da merenda escolar, entre outros assuntos.
Além disso, a equipe acompanhou o funcionamento do Programa Mais Educação que foi implantado na escola no ano de 2015. O programa atende mais de 80 alunos que frequentam o Ensino Regular e no contra turno participam do Programa Mais Educação em oficinas de Orientação de estudos e Leitura; Oficina de Futsal; Oficina de Artesanato e Oficina de Redes Sociais.
O Programa Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico e tem como objetivo aperfeiçoar as ações e os investimentos, já existentes para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.

As atividades para as crianças e jovens participantes do Programa Mais Educação devem estar relacionadas às atividades que já são desenvolvidas na escola.

Participaram da reunião a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath; o supervisor de Educação Básica e Profissional, Almir Da Rosa; o supervisor de Desenvolvimento Humano, Milton Simon Pires; a integradora de Ensino Fundamental, Lurdes Devenci Vendrame e o integrador de Ensino Médio e Profissional Carli Luiz Michels.





sexta-feira, 22 de maio de 2015

Gered de Maravilha reuni-se, juntamente com representantes dos municípios e demais entidades ligadas ao setor da Educação.

A Gered de Maravilha reuniu-se , juntamente com representantes dos municípios e entidades ligadas ao setor da Educação, na tarde desta sexta-feira, 22, para uma importante reunião temática visando efetuar o levantamento de prioridades regionais na área da Educação para o Plano Plurianual 2016-2019 do Governo do Estado de Santa Catarina.
As prioridades elencadas nesta reunião serão apresentadas pela gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath,  no seminário com a participação de todos os setores, de lideranças da região e da comunidade para que sejam votadas.

O que é o Plano Plurianual

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário. “Ouvir a população para saber quais são suas prioridades é uma premissa básica de qualquer governo. Obviamente, precisamos levar em conta o orçamento do Estado para atender a essas demandas”, afirma o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
As reuniões antecedem as audiências públicas regionais que serão promovidas pela Assembleia Legislativa em junho e julho. O objetivo do Governo do Estado é fazer uma análise prévia das demandas levantadas pela população, principalmente com relação aos investimentos exigidos, para ter subsídios na elaboração de um PPA passível de ser cumprido.
O seminário, que discute as demandas eixo a eixo, deve ser realizado pela Secretaria Regional de Maravilha no dia 29 de maio, às 13h, Câmara de Vereadores de Maravilha.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Escolha de aula: Educação Especial





APAE de Modelo


01 Vaga – Professor de sala – 40 horas

01 Vaga - Educação Física - 30 horas

A partir de 01/06 




APAE de Pinhalzinho

01 Vaga – Professor  SAEDE - 20 horas - Vespertino


A partir de 01/06 







Escolha:



DATA: 25/05/2015 – SEGUNDA-FEIRA

HORAS: 14h

LOCAL: SDR DE MARAVILHA

 


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Gered de Maravilha realiza reunião de trabalho com Casas Familiares da Regional

Durante a segunda-feira, 18, a equipe da Gerência de Educação (Gered) da Secretaria Regional de Maravilha esteve reunida com representantes da Casa Familiar Rural de Modelo; da Casa Familiar Rural de Saudades e da Associação Estadual das Casas Familiares Rurais (ARCAFARSUL) para discutir o termo de convênio que será celebrado com o Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

reuniao casa familiar 20150519 2042333510O Convênio terá por finalidade a cooperação técnica, pedagógica, de formação e material didático, de expediente e manutenção com vistas a garantir a qualidade dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nas Casas Familiares Rurais de Santa Catarina. A equipe da Gered frisou que as Casas Familiares Rurais de Modelo e de Saudades oferecem o curso Profissionalizante Técnico em Zootecnia.
De acordo com a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath foram discutidos alguns pontos do convênio buscando um maior entrosamento entre Casa Familiar e Gerência de Educação, entre as sugestões esteve participar do planejamento, execução e/ou acompanhamento dos projetos e atividades a serem desenvolvidos e acompanhar a frequência, a avaliação e o desempenho dos alunos e professores durante a realização dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, nas Casas Familiares Rurais. “O documento foi analisado e depois será enviado à SED para os ajustes, sem que haja qualquer prejuízo pedagógico para os alunos”, explicou a gerente.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Servidores da Gered de Maravilha participam de Formação Continuada







Servidores da Gered de Maravilha iniciaram nesta segunda-feira, 18, às 19 horas e terça-feira, 19, às 8 horas,   curso de formação continuada: Proposta Curricular de Santa Catarina/Reorganização curricular, com o objetivo de estudar as novas diretrizes que deverão ser  implementadas  em 2016, após a formação dos professores. A nova proposta vem ao encontro da necessidade de se adequar as mudanças da sociedade brasileira e 
das diretrizes educacionais. 
O documento em estudo, que deve orientar as escolas estaduais catarinenses, pretende revisar os projetos político-pedagógicos das unidades, além de promover a discussão acerca das matrizes curriculares e da forma como são trabalhados assuntos atuais dentro das salas de aulas, garantindo as condições adequadas para sua efetiva implementação.Além disto, o documento irá definir o percurso formativo do aluno e focar na educação integral como um todo.









Aula inaugural do Proesde aborda desenvolvimento regional









proesdeCerca de mil pessoas participaram da aula inaugural do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), na manhã de sábado, 16 de maio. O evento foi transmitido por webconferência e teve a participação da palestrante Eliane Filippim e dos debatedores Alison Fiuza da Silva e Emerson Souto.
Durante três horas, foi abordada a relevância dos indicadores para o processo de desenvolvimento regional. De acordo com Eliane Filippim, o programa ajuda os estudantes a pensarem como ajudar no desenvolvimento de cada região. “É estudada cada região a partir da sua identidade e realizada uma pesquisa sobre as dificuldades”, comentou a palestrante.
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) também participou da aula inaugural e se colocou à disposição para auxiliar no programa. Foi exibido aos participantes como eles podem encontrar os dados de desenvolvimento dos municípios no site da Fecam.
O programa atende todas as 36 SDRs e contempla, preferencialmente, dois estudantes por município de cada regional. Entre as Instituições que ofertam o PROESDE estão a FURB, UNC, UNESC, UNIARP, UNIBAVE, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNISUL, UNIVALI, UNIVILLE, UNOCHAPECÓ e UNOESC. A webconferência foi transmitida do Auditório da UNISUL de Florianópolis para 26 pontos de recepção nas Instituições de Ensino Superior (IES) ofertantes do Proesde. 
proesde2

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Curso de Qualificação em Tecnologia Digital






Estão abertas as pré-inscrições  para o Curso Aluno Integrado – Curso de Qualificação em Tecnologia Digital, mais um dos Programas do ProInfo Integrado. O curso é oferecido pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Ministério da Educação e Universidade Federal de Santa Catarina.
   O curso é gratuito e tem como objetivo oportunizar aos alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Ele foi projetado como uma capacitação introdutória para quem deseja atuar como técnico em informática, especialmente em manutenção de computadores.
O público-alvo do curso são alunos matriculados e frequentando a primeira e segunda série do Ensino Médio e professores orientadores das salas de tecnologias da rede pública de Santa Catarina.
O curso será na modalidade a distância, tendo acompanhamento de um tutor. Será necessário realizar atividades presenciais somente nas primeiras aulas, para o aluno se familiarizar com o programa e com o ambiente virtual e-Proinfo. O curso está dividido em quatro módulos, nos quais o aluno aprenderá sobre educação a distância, história da informática, hardware, manutenção de computadores e sistemas operacionais. O início está previsto para agosto, com duração de quatro meses.
 A UFSC fará um evento de encerramento do curso, em Florianópolis, com pessoas que tiveram destaque no curso, dentre esses, o diretor da escola com maior número de alunos concluintes.
As pré-inscrições estarão abertas até o dia 29 de maio. Para fazer a pré-inscrição no curso acesse o site Aluno Integrado http://www.alunointegrado.ufsc.br e clique na lateral da página em Pré-Inscrição de Estudantes.
Ao final, realizadas todas as atividades, o aluno receberá um certificado de curso de extensão expedido pela UFSC, Governo de Santa Catarina e MEC, podendo assim iniciar a construção de currículo profissional de excelência.
Para mais informações sobre o curso assista os vídeos disponíveis no canal Aluno Integrado Santa Catarina, no Youtube, acessando o endereço  https://www.youtube.com/channel/UCTVIdbY4b01X-EalFi1EYZQ 

Informações adicionais podem ser obtidas no NTE, através do e-mail ntemaravilha@sed.sc.gov.br ou pelos telefones 3664-6529/6516.

Gerência de Educação de Maravilha se reúne com gestores e professores da EEB São Donato em Saltinho

visita escola - saltinho 20150515 1679866045
Mais um dia de visita às escolas de nossa Regional. Hoje,dia 14, fomos na Escola de Educação Básica  São Donato no município de Saltinho.

 Durante a reunião foi abordado a importância de uma proposta de ação para um ensino que promova a aprendizagem com dedicação e afinco para que a aprovação dos alunos tenha um índice maior do que tem ocorrido; a inclusão dos alunos com necessidades especiais e a plataforma Professor online implantado no início do ano letivo.
Além disso, a equipe da Gered destaca que a escola aderiu a três programas: Escola do Campo que objetiva promover a adequação do espaço escolar e servir de estímulo à permanência do aluno na escola; Escola Sustentável que visa contribuir com a melhoria da relação de aprendizagem dos alunos com ações permanentes voltadas para a construção de uma sociedade ambientalmente justa e sustentável e o Programa Atleta na Escola que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
Participaram da reunião a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath; o supervisor de Educação Básica e Profissional, Almir Da Rosa; a integradora de Ensino Fundamental, Lurdes Devenci Vendrame; o integrador de Ensino Médio e Profissional Carli Luiz Michels e a assistente técnico pedagógico responsável pelo sistema Professor On-line Marilene Corogodsky.


Agradecemos a acolhida por parte da direção, professores e demais funcionários.



Maquetes realizadas nas aulas da professora Elizandra Magedanz
Arquitetura Barroca
Parabéns, alunos e professora!

Gerência de Educação de Maravilha realiza reunião de trabalho com Assistentes de Educaçãoreuniao com as aes

 



A equipe da Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha realizou, na tarde desta sexta-feira, 15, reunião com os Assistentes de Educação das 28 unidades escolares que compõem a Regional.









Entre os assuntos abordados estiveram orientações para a escolha dos diretores para 2015; orientações sobre processos de 2º professor e 
SAED; atualização de dados funcionais dos professores efetivos; Licença Prêmio para o 2º semestre, além de orientações sobre reposição do calendário escolar e escolha de aula, onde a equipe frisou que a Gered somente abre a vaga no dia seguinte após o recebimento do quadro de vagas.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

NOTA OFICIAL - GOVERNO LAMENTA CONTINUIDADE DA GREVE

 Qui, 14 de Maio de 2015 19:05


A Secretaria de Estado da Educação lamenta a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/SC) de dar continuidade a uma paralisação de baixa adesão (menos de 10%) e não interromper a greve para normalizar o cronograma escolar de todos os estudantes da rede pública estadual. Nesta semana, o Governo do Estado atendeu diversas demandas do sindicato na expectativa de que esse gesto de boa vontade garantiria o retorno às atividades para o bem dos estudantes catarinenses.
Nesta sexta, a SED e a Comissão de Negociação do Estado (Coner) se reunirão para analisar as ações a serem tomadas para minimizar os prejuízos aos estudantes frente à lamentável decisão do sindicato desta quinta-feira.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Conhecidos os representantes da 1ª etapa microrregional dos 28º Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Encerrou nesta segunda-feira, 11, a 1ª etapa microrregional dos 28º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O município de Modelo recebeu, desde sexta-feira, 8, mais de 400 atletas dos municípios que fazem parte das SDR’s de: Maravilha, São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira. As equipes classificadas das modalidades de Futebol de Campo masculino, Futsal feminino e Futsal masculino estarão participando da Etapa Regional Oeste em São Lourenço do Oeste nos dias 26 a 30 de junho.
Além do município sede, participaram desta etapa dos Joguinhos os municípios de Guaraciaba; Iporã do Oeste; Iraceminha; Itapiranga; Maravilha;
Palma Sola; Paraíso; Pinhalzinho; Santa Helena; São José do Cedro; São Miguel do Oeste; Sul Brasil e Tunápolis.


O secretário Regional Valci Dal Maso, destaca que mais do que competir, os Joguinhos trazem valores ao esporte Catarinense, formando cidadãos e cultivando profissionais da área. “Temos que parabenizar o comprometimento dos profissionais na organização das equipes, pois isso é de grande relevância para desenvolvimento das práticas esportivas, e principalmente de integração entre os atletas”, comenta Dal Maso.
O integrador esportivo da SDR Maravilha Leandro Giacomolli destaca a parceria com a prefeitura de Modelo onde se teve colaboração de diversos setores do município proporcionando um ótimo ambiente para competição.
Abaixo os municípios classificados para etapa regional Oeste:

MODALIDADE: FUTEBOL MASCULINO

MARAVILHA
CLASSIFICADO
PARAÍSO
CLASSIFICADO
ITAPIRANGA
CLASSIFICADO
IPORÃ DO OESTE
CLASSIFICADO

MODALIDADE: FUTSAL FEMININO

PINHALZINHO
CLASSIFICADO
SÃO MIGUEL DO OESTE
CLASSIFICADO
MARAVILHA
CLASSIFICADO

MODALIDADE: FUTSAL MASCULINO

IRACEMINHA
CLASSIFICADO
MODELO
CLASSIFICADO
IPORÃ DO OESTE
CLASSIFICADO

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Visita à EEB Professor Balbino Martins

Dia 7 de maio  o Supervisor de Ensino Almir Da Rosa  e equipe, estiveram visitando a EEB Professor Balbino Martins no distrito  de São José do Laranjal em Iraceminha. A equipe foi recebida pelo diretor da escola Professor Irno Roversi e demais professores. 


Na visita vários assuntos foram discutidos, tais como: a recuperação dos  alunos  com defasagem na aprendizagem, não deixando de garantir o aprendizado dos conteúdos; calendário escolar, dando ênfase à necessidade dos 200 dias de efetivos trabalhos escolares; o bom serviço do  transporte e merenda escolar ; os novos programas “professor on-line” e “aluno on-line”  disponibilizados respectivamente para os professores e alunos,  que foram incluídos e aprovados na rotina da comunidade escolar. 
 
Na oportunidade ocorreu por parte do NTE a manutenção do laboratório de informática e demais computadores da escola e configuração da internet.
Por fim, parabenizou-se, em nome do Governador Raimundo Colombo, a professora Helena Defávari, por ocasião de sua aposentadoria, pelos excelentes trabalhos prestados à Educação.



Falecimento do ex-governador e atual senador Luiz Henrique da Silveira

A Secretaria de Estado da Educação expressa as mais profundas e sinceras condolências pelo falecimento do ex-governador do Estado e atual senador da República, Luiz Henrique da Silveira, ocorrido neste domingo, 10 de maio. Neste momento de dor, vimos nos solidarizar com a família e os amigos, desejando força e que Deus conforte seus corações.
O governador João Raimundo Colombo manifestou profundo pesar pela morte do político catarinense. "Ainda estou chocado. Um fato triste e lastimável para Santa Catarina. Conversei com o senador na noite de sábado, por volta das 23h. Luiz Henrique me ligou. Estava bem. Falamos sobre diversos assuntos. Estou profundamente comovido. A presidente Dilma Rousseff me ligou para manifestar seu pesar e sua solidariedade com os catarinenses. Luiz Henrique era um grande homem. Um dos maiores e melhores homens que eu conheci na vida. Luiz Henrique era mais do que um amigo, um irmão, um confidente", disse o governador.
O Governo do Estado de Santa Catarina decretou luto oficial de sete dias.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

SDR Maravilha acompanha assinatura de ordem de serviço do novo prédio da Udesc em Pinhalzinho

O secretário regional de Maravilha, Valci Dal Maso e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, assinaram ordem de serviço para a construção do novo edifício do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) em Pinhalzinho nesta sexta-feira, 8.
O investimento será de R$ 3,9 milhões e o edifício abrigará atividades dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste. Com área total de 2,4 mil metros quadrados, a obra deve ser concluída em 18 meses. O novo prédio terá dois pavimentos. No térreo, haverá auditório, sete laboratórios, sala de uso geral, copa, almoxarifado e espaço para reprografia. Já o pavimento superior terá seis salas de aula, além de uma sala coletiva e 14 salas individuais para professores. O prédio obedece aos conceitos de sustentabilidade, com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.
O secretário destacou o orgulho que a Udesc traz para Santa Catarina em virtude da qualidade dos cursos que oferece e frisou que este é um passo importante para desenvolver social e economicamente a região Oeste. “Ter um novo prédio da Udesc em nossa região auxiliará a alavancar os cursos que aqui funcionam, consolidando ainda mais a estrutura no município de Pinhalzinho. O Governo do Estado busca sempre investir no cidadão com ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento e essa obra vem ao encontro das necessidades de toda uma região”, finaliza Dal Maso.
O reitor da Udesc destacou, em seu pronunciamento que o prédio existente da Udesc em Pinhalzinho, que fica no mesmo terreno onde será erguido o novo edifício, está com projeto para sua reforma em elaboração.
Acompanharam o ato a gerente de Educação da SDR Maravilha, Zenaide Borre Kunrath; a consultora jurídica da SDR Rosi Carletto Zanella; o supervisor de Educação Superior Sidinei Carlos Bernhard; além de autoridades locais e regionais.

Feliz Dia das Mães!


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Feira gratuita reúne instituições de ensino e oferece oportunidades exclusivas de formação

O abandono escolar é uma das principais preocupações dos educadores, especialmente entre os adolescentes.  No Brasil, 64% dos alunos matriculados até 19 anos concluíram o ensino médio no ano passado, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Embora Santa Catarina apresente índices um pouco melhores - com um percentual de 72% - será realizada uma feira cujo objetivo é também promover a retomada dos estudos e a qualificação profissional. A EXPO ESTUDAR irá acontecer pela primeira vez em Florianópolis, no Centrosul, entre os dias 10 e 12 de setembro. A feira, com entrada gratuita, será uma oportunidade para pessoas de todas as idades que pretendem qualificar sua formação, retomar os estudos ou se profissionalizar.
Jessé Torres, Diretor da Capacitar Eventos Educativos
Durante três dias o espaço reunirá instituições que oferecem cursos dos mais diversos segmentos educacionais como graduação, pós-graduação, intercâmbios, cursos profissionalizantes, ensino básico, idiomas, entre outros. Em um único local os visitantes terão a chance de conhecer novas oportunidades com condições diferenciadas oferecidas diretamente pelas escolas e universidades.
Jessé Torres, Diretor da Capacitar Eventos Educativos, empresa organizadora do evento explica que a ideia é “criar um ambiente educacional com múltiplos níveis, onde instituições de ensino estarão apresentando de forma direta suas estruturas, seus cursos, suas diretrizes pedagógicas e suas plataformas de ensino. Não importa a idade do visitante. É um evento onde o que vale é a formação educacional e a ampliação do conhecimento para gerar novas oportunidades na vida das pessoas”, explica.

SAIBA MAIS:

• Jovens de até 19 anos que concluíram o Ensino Médio em 2013 (MEC)
Brasil – 54,3%
SC – 61,%
Ranking Nacional
1º Distrito Federal – 68,1%
2º São Paulo – 67,2%
3º Espírito Santo – 64,9%
4º Paraíba – 64,6%
5º Santa Catarina – 61%
• Em a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD 2012).
• Entre 1,6 milhão de alunos do ensino básico que abandonaram a escola, mais de 1,5 milhão cursava a rede pública, tanto no nível fundamental (762 mil) quanto no médio (760 mil). (IBGE 2013)
• No Brasil, 75% das adolescentes que têm filhos estão fora da escola. País  tinha 309 mil meninas de 15 a 17 anos nessa situação em 2013. Mais de 257 mil delas não estudam nem trabalham, segundo levantamento. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad)

SERVIÇO:
O QUÊ: EXPO ESTUDAR
QUANDO: 10/09 a 12/09
ONDE:Centrosul – Florianópolis
INFORMAÇÕES: www.expoestudar.com.br

terça-feira, 5 de maio de 2015

Gerência de Educação de Maravilha se reúne com gestores e professores da Escola Dom Helder Câmara em Modelo

A equipe da Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha visitou na tarde desta segunda-feira, 5, a EEB Dom Helder Câmara no município de Modelo onde realizou reunião com a equipe gestora e professores da unidade.
Entre os temas tratados estiveram esclarecimentos sobre o Plano de Carreira do Magistério; orientações sobre o calendário escolar; elaboração de projetos em atividades extraclasse; orientações sobre o conselho de classe participativo; o programa Mais Educação; o Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PNOA); a qualidade e fiscalização da merenda escolar; o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), entre outros assuntos.
Participaram da reunião a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath; o supervisor de Educação Básica e Profissional, Almir Da Rosa; o supervisor de Desenvolvimento Humano, Milton Simon Pires; a supervisora de Apoio ao Estudante, Veroni Carraro e a integradora de Ensino Fundamental, Lurdes Devenci Vendrame.

Secretaria Regional de Maravilha repassa R$ 73,3 mil para as Apaes da Região

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha repassou nesta segunda-feira, 04, a terceira parcela do Fundo Social às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Pinhalzinho, Maravilha, Modelo, Iraceminha e Romelândia. Ao todo, as instituições receberam R$ 73,3 mil.

As Apaes têm um valor anual estipulado com pagamento em 12 parcelas, sendo calculado sobre o número de alunos e a arrecadação do Estado. Os recursos podem ser utilizados para custear despesas mensais das Apaes durante o ano de 2015, com a finalidade de manter a qualidade dos serviços prestados aos alunos das entidades.

De acordo com o secretário Regional Valci Dal Maso esse recurso é útil, pois ajuda as instituições a ampliar os atendimentos às crianças, adolescentes e adultos com deficiência e que precisam de atenção especial.