terça-feira, 19 de julho de 2016

Google For Education

Na manhã de hoje, 19, as multiplicadoras Juciane e Naildes do NTE de Maravilha, se reuniram com a diretora Dulce, assessora Rosane e assistente técnico pedagógico Loreni, da EEB João XXIII, de Maravilha, que é a escola piloto do Google for Education da GERED Maravilha.

Na oportunidade a diretora da escola Dulce Knob fez o primeiro acesso a sua conta Google Educacional e visualizou alguns dos recursos disponíveis.



O projeto Google for Education é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação com a Qi Network, representante das iniciativas educacionais da empresa Google em Santa Catarina. Por meio dessa parceria, é garantido que as escolas da rede pública estadual recebam gratuitamente as ferramentas digitais educacionais do Google. Dentre essas ferramentas estão: as contas Gmail Educacional, o Google Classroom, o Google Drive e o Google Hangout, entre outras.
Em 2016, um projeto piloto está sendo feito em 36 escolas, sendo uma em cada Regional. Todos os professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio dessas escolas já possuem contas Google Educacional.  Após a consolidação do projeto nestas escolas, o Google for Education será estendido para as demais escolas da rede pública estadual.
As ferramentas possibilitam aos professores criar novas experiências de aprendizado e facilitar o desenvolvimento de projetos pedagógicos digitais inovadores. As formas de interação com os estudantes e a organização de atividades com eles também se tornam mais simples.
Para auxiliar os professores da rede estadual a explorar todo o potencial desses recursos, a Secretaria conta com o apoio dos NTEs, que serão o suporte técnico e pedagógico do projeto.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/index.php/servicos/programas-e-projetos/16985-google-for-education


quinta-feira, 14 de julho de 2016

I Seminário para Gestores Escolares “Gestão Democrática e o Papel do Gestor”


A GERED de Maravilha realizou hoje, 14, o I Seminário para Gestores Escolares “Gestão Democrática e o Papel do Gestor”. Este evento faz parte do curso promovido pela SED, que é direcionado a todos os gestores escolares do estado. Na regional de Maravilha o curso é coordenado pelo tutor Carli Luiz Michels.


Na oportunidade foi assistido uma palestra da professora doutora Cássia Ferrii, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sobre Gestão Escolar. Em seguida, 14 gestores fizeram apresentação, sendo que os demais apresentarão na segunda etapa do Seminário, que será realizada em novembro.

Os gestores apresentaram atividades realizadas em suas unidades escolares em 2016, que fazem parte do Plano de Gestão Escolar.

    

Curso de Formação Continuada: Inclusão como foco no fazer pedagógico


A GERED de Maravilha realizou na segunda-feira, 11, a última etapa presencial do  Curso de Formação Continuada: Inclusão como foco no fazer pedagógico. Os trabalhos foram coordenados pela docente Claudia Simone Fantim, Integradora de Educação Especial e Diversidade na ADR de Chapecó, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Durante o curso foram socializadas as intervenções realizadas com alunos com deficiência em APAEs e SAEDEs. Os relatos foram feitos pelas professoras; Ângela Fainillo e Camila Motto das unidades escolares de Chapecó, com anos de experiência na área de atuação. Foram realizados estudos de caso, de alunos com deficiências e socializado com todos participantes.



A etapa a distância ocorre até novembro e consiste na construção de Planos de Intervenção que cada professor fará para seus alunos e relatos dos resultados que deverão ser entregues à equipe de Ensino da ADR de Maravilha.

Salientamos que foi oportunizado ao Coordenador Pedagógico das APAEs e SAEDEs,  participar desta Formação Continuada, com o objetivo de acompanhar e dar suporte aos professores, visando sempre a aprendizagem do aluno.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Treinamento do Sistema Educacenso


Foi realizado na manhã de hoje, 8, treinamento do Sistema Educacenso - Censo Escolar 2016, com o objetivo de orientar sobre o preenchimento dos dados no sistema. O treinamento foi direcionado aos responsáveis pelo Censo Escolar da rede municipal e secretários(as) de escolas da rede municipal e privada.

O Censo Escolar é uma pesquisa realizada anualmente e tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no País. É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional.



A pesquisa é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizada em regime de colaboração com a Secretaria de Estado de Educação, Gerência de Educação da ADR e municípios.

A coleta é realizada via internet, por meio do sistema Educacenso. As informações coletadas podem ser classificadas em quatro grandes dimensões: escolas, alunos, docentes e turmas. Para cada dimensão existem informações que buscam caracterizar esses grupos.

   

A portaria Nº 286, de 07 de junho de 2016, estabelece as datas, bem como os respectivos responsáveis para as 2 (duas) etapas de coleta e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2016. A abertura do sistema para o preenchimento dos dados da primeira etapa do Censo Escolar 2016 foi no dia 27 de junho e a data final será no dia 31 de agosto.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Encerramento de curso para 2º professor

Ontem, 04, foi realizado o encerramento da etapa presencial do Curso de Formação Continuada O papel do educador enquanto 2º professor, no fazer pedagógico inclusivo.


Os trabalhos foram coordenados pela docente Claudia Simone Fantim, Integradora de educação Especial e Diversidade na ADR de Chapecó, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.
  

      



Durante o curso foram socializadas intervenções realizadas com alunos com deficiência. Os relatos foram feitos pelas professoras com anos de experiência na área de atuação.  Foram realizadas também oficinas, com produções de materiais pedagógicos pelas cursistas, para intervenções com seu alunos e socializado com todos participantes.

    
  
   

  

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Sala Web



SalaWeb é uma plataforma de busca de recursos digitais voltada para professores, alunos e familiares, oferece materiais  para auxiliar o planejamento de aulas mais dinâmicas e enriquecidas com os mais diversos recursos digitais.

A plataforma está organizada respeitando as disciplinas e os níveis de ensino para facilitar a busca. Ela foi desenvolvida para oferecer um amplo espaço repositório para Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Nela poderão ser encontrados vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas, entre outros.

Os ODAs poderão subsidiar as práticas pedagógicas inovadoras.  Também pode ser encontrada indicações de recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.

A expectativa é que os professores, alunos e familiares utilizem a plataforma para consultar os Objetos Digitais de Aprendizagem, apoiando o planejamento da prática pedagógica e estimulando a autonomia no planejamento de estudo dos alunos, possibilitando a família o seu acompanhamento.

Essa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a plataforma Escola Digital, uma iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo.

Para acessar a Sala Web clique AQUI