quinta-feira, 22 de março de 2018

Escolas da Regional de Maravilha desenvolvem ações no Dia Mundial da Água

Nesta quinta-feira, 22, data que é comemorado o Dia Mundial da Água, escolas da rede estadual de ensino fizeram várias atividades relacionadas. As unidades escolares estão trabalhando há algumas semanas este assunto que é tema também da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) .
Algumas escolas da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha realizaram nesta quinta, a Conferência em suas unidades, outras em alusão ao Dia Mundial da Água, promoveram atividades como, apresentações culturais, palestras, visitas, seminários e também trabalhos em sala de aula que motivaram os alunos a uma maior reflexão sobre as atitudes para com o meio ambiente.

 http://www.sc.gov.br/index.php/regionais/maravilha




















Escolas da ADR Maravilha realizam Dia D para estudo da BNCC

A mobilização nacional promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), intitulada como dia D, foi realizada nesta terça-feira, 20. A iniciativa é do Ministério da Educação, com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed).
A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários municipais e estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Para isso, as 47 escolas de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR) estiveram no período matutino em estudo sobre a BNCC que envolveu toda a comunidade escolar. O supervisor de Políticas e Planejamento Educacional, Sidnei Carlos Bernhard, acompanhou os estudos na Escola de Educação Básica Santa Terezinha e enfatizou a importância desta discussão. “Vamos ter um período de estudos e formação até 2020, sendo o nosso grande objetivo a formação integral do aluno. Através de novas metas e diretrizes, os professores poderão desenvolver suas atividades em sala de aula”.
http://www.sc.gov.br/index.php/regionais/maravilha

segunda-feira, 12 de março de 2018

Escolha de aulas das APAEs

ESCOLHA DE AULAS DAS APAEs
15/03/2018
14 HORAS
AUDITÓRIO ADR - MARAVILHA



QUADRO DE VAGAS

APAE DE MODELO

INFORMÁTICA EDUCATIVA - 10 AULAS
02 TURNO MATUTINO
08 TURNO VESPERTINO
OBS: A vaga foi cancelada por motivo de alteração de carga horária de professor


APAE PINHALZINHO

INFORMÁTICA EDUCATIVA-32 AULAS
14 TURNO MATUTINO
18 TURNO VESPERTINO

EDUCAÇÃO ESPECIAL 
SALA DE AULA - 20 HORAS
TURNO VESPERTINO


APAE DE MARAVILHA 

INFORMÁTICA EDUCATIVA - 16 AULAS
10 TURNO MATUTINO 
6 TURNO VESPERTINO

sexta-feira, 9 de março de 2018

Alunos realizam atividades para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

As escolas da rede estadual de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, já iniciaram os trabalhos para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O tema da edição deste ano é: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas.
O evento promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente propõe o desafio de dialogar de forma participativa acerca dos problemas socioambientais locais.
Conforme o calendário, nas escolas, a Conferência será até o dia 31 de março de 2018; o Registro da Conferência da Escola no site do MEC até o dia 03 de abril de 2018; Conferência Municipal/Regional está com data a ser definida e a Conferência Estadual/Distrital acontece até 09 de maio de 2018.
A professora Karine Ana Radavelli, responsável do laboratório de biologia da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, iniciou o projeto que visa promover o conhecimento, a importância e reconstituição da mata ciliar do Rio Iracema do município de Maravilha.
Na quarta-feira 07, dando continuidade às atividades realizadas pelo grupo de multiplicadores, os alunos participaram de uma visita ao Rio Iracema. Acompanhados da professora e do Engenheiro Agrônomo analista técnico da Fatma, Nelson Zanotelli que explanou aos alunos sobre os cuidados que devem ter com a água, falou sobre a utilização dela e também sobre a contaminação da água. De acordo com Zanotelli, o estudo e a visita ao Rio desperta nos alunos a consciência de qual ambiente pretendem deixar para as futuras gerações, destacando que a água é um bem finito.
A professora também destaca que o que aproximou bastante os alunos do projeto foi o trabalho com o meio tecnológico, possibilitando a prática de forma educacional e focada, compreendendo assim, que a tecnologia pode servir para produção de material educativo.