sexta-feira, 28 de junho de 2019

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FAZ AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR EM SC

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lança uma iniciativa para aperfeiçoar seus processos de planejamento e gestão. Entre os dias 1 e 7 de julho de 2019, a Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica será respondida on-line pela comunidade escolar, com o objetivo de identificar áreas carentes de adequado investimento institucional, o que envolve recursos humanos, materiais e financeiros, para apontar os setores que requerem melhorias.
“Com a participação do que chamamos de aldeia, que inclui nossas escolas e seu entorno, pretendemos conhecer as reais necessidades para planejar investimentos, com base em dados e informações. Esta é uma mostra de nosso zelo com a Educação e com o bom investimento de recursos públicos. A comunidade escolar pode e deve participar por meio do site da SED, mostrando-nos a sua visão sobre a escola”, afirma o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Voltadas para a dimensão da Ambiência Escolar, 16 questões foram elaboradas para professores, corpo administrativo das escolas, alunos e pais responderem, a partir de quatro eixos: as Políticas Pedagógicas, o Clima Organizacional, a Infraestrutura e a Política de Gestão. Os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os familiares.

Resultados servirão para orientar políticas públicas e ações nas escolas
Cada um dos eixos da Avaliação Institucional subdivide-se em indicadores, que permitirão à Secretaria de Educação avaliar semestralmente a percepção da comunidade escolar sobre sua própria unidade. O foco é orientar o melhor planejamento de políticas públicas e ações nas escolas.
 “A Avaliação Institucional desenvolvida está baseada em um conjunto de eixos e indicadores específicos, para fundamentar decisões, dar transparência ao processo e planejar estratégias na Secretaria de Educação”, resume o Diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto.
O questionário, estará disponível a partir do dia 1 de julho na página inicial do site www.sed.sc.gov.br, poderá ser acessado por alunos munidos de número de matrícula, por professores e equipe administrativa com o número do CPF e por pai ou responsável de alunos com o número da matrícula e o CPF que estiver cadastrado junto à escola.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

APAE Pinhalzinho

 Escolha dia 17/06/2019  - 13:30 horas - No auditório da Gered Maravilha

APAE Pinhalzinho

Período 01/07 até 20/12/2019
Matutino
Vespertino
Total
Aula de Artes
Vaga excedente
6 aulas
Artes
16 aulas
Artes
22 aulas

Novos Laboratórios de Tecnologia nas Escolas Estaduais


As chamadas salas de informática escolares mencionadas pelo Censo Escolar ganham um conceito atualizado na Educação de Santa Catarina, o de laboratórios de tecnologia e inovação. Esse conceito engloba ferramentas para aulas multimídia, com estudantes mais engajados e professores motivados com o suporte tecnológico. O espaço é utilizado pelos professores de forma multidisciplinar e inovadora, para aproximar o mundo da escola do mundo dos estudantes e motivá-los ainda mais para os estudos.

Em maio de 2019, oito laboratórios com esta nova configuração foram inaugurados em escolas estaduais. O aporte foi de R$ 1,4 milhão para compra e instalação de computadores, lousa digital, projetor, aparelho de som e equipamentos para ampliar a rede de internet. Em paralelo, os profissionais e professores estão sendo capacitados para pleno uso da tecnologia instalada nas escolas. 

Após os primeiros investimentos, a SED trata da operacionalização de um mapeamento de infraestrutura de Tecnologia da Informação nas escolas estaduais, a fim de prover melhorias, como o suporte para que a internet funcione em todo o ambiente da escola, já que todas as unidades estaduais possuem link de acesso fornecido pelo Governo do Estado.

Panorama de melhorias nas bibliotecas das escolas estaduais


O Censo Escolar 2018 mostra o percentual de 68,4% de escolas da rede estadual de ensino com biblioteca. Em atenção à Lei Federal No 12.244/2010, que determina que todas as escolas tenham biblioteca até 2020, a SED reforça que todas as unidades da rede pública estadual, sejam antigas ou novas edificações, possuem espaços destinados às bibliotecas, porém, nem todas utilizam os ambientes para esse fim. Isso ocorre por motivos como o aumento da demanda escolar na comunidade. Diante desse contexto, as escolas da rede mantêm bibliotecas ativas, fixas ou itinerantes.

Com as reformas nas unidades de ensino, que são 465 obras contratadas ou em processo de contratação, a previsão da Secretaria de Estado da Educação é que, até 2020, mais de 80% dos espaços físicos destinados às bibliotecas estejam em funcionamento. A SED prepara um levantamento sobre as bibliotecas da rede para obter as respostas das escolas e traçar um plano de ação com outras melhorias. Até 2024, estes ambientes devem ser adequados para atender ao Plano Estadual de Educação – PEE.

Em relação ao acervo, a SED viabiliza a aquisição de mais de 700 títulos de literatura, os quais chegarão às Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino ainda em 2019. A aquisição corresponde ao pregão nº 92/2017, na modalidade registro de preço, envolvendo o valor de R$ 32 milhões. O processo de solicitação às empresas vencedoras para a entrega dos títulos já está em curso.


FONTE

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Treinamento Censo Escolar - 2019

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
Educação especial – modalidade substitutiva;
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. Nesta etapa, da Matrícula Inicial, ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Hoje(12), foi realizado treinamento sobre o Censo Escolar 2019 para Coordenadores Municipais do Censo Escolar, responsáveis pela secretaria de escolas municipais e privadas.


Para as escolas estaduais o treinamento foi realizado na última segunda-feira(10).