segunda-feira, 28 de julho de 2014

Seminário na Secretaria da Educação sana dúvidas sobre a nova carteira estudantil

Nesta segunda-feira, 28, na parte da tarde, foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação, um seminário promovido pela União Catarinense dos Estudantes (UCE) sobre a nova legislação para a carteirinha de estudante, documento de identificação estudantil. Compareceram ao encontro representantes de Centros Acadêmicos, Diretórios Centrais dos Estudantes, reitorias das universidades catarinenses, produtores culturais e estudantes de diversas instituições. Ao todo, estiveram presentes cerca de 30 participantes.
O objetivo da reunião foi discutir a lei que entrou em vigor no dia 26 de dezembro de 2013, que regulamenta o benefício da meia-entrada para estudantes e tem como finalidade incentivá-los a participação em eventos culturais recreativos, circenses ou educativos.
A partir de agora, as carteirinhas terão um padrão nacional, com itens de segurança antifraude e tarja magnética. Este novo modelo será disponibilizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) para os estudantes de escolas e universidades que tenham situação regularizada, com CNPJ e documentações em dia. Para confeccionar a carteirinha com o padrão nacional, basta acessar: www.documentoestudante.com.br.
O presidente da UCE, Yuri Becker dos Santos, explica as vantagens que a carteirinha digital oferece aos alunos. “Não terá como fraudar o documento, devido aos mecanismos de defesa que foram desenvolvidos para a segurança e tranquilidade dos estudantes brasileiros”, disse o presidente que lembra ainda, que o documento funcionará em qualquer lugar do País.
A estudante de direito da Unisul, de Florianópolis, Marina Di Fiouri, acredita que além de cinemas, teatros e estádios de futebol, quem estuda no Brasil tem muito a ganhar com esta ação. “É uma ótima iniciativa, pois traz praticidade para a vida dos alunos”, completou. Para fazer a nova carteirinha nas escolas, a taxa é de 15 reais, e para universitários, 20. O documento tem validade de um ano.

 Por Cauê Andreosi


Nenhum comentário:

Postar um comentário