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O
Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quinta-feira, 17, o
resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A avaliação é
realizada com estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas
públicas e tem como objetivo aferir os níveis de alfabetização e
letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. A
prova foi aplicada em 2014.
“Santa Catarina é um estado que,
novamente nesta avaliação, mantêm um desempenho muito bom em todas as
provas. É um grande exemplo para o Brasil mesmo não sendo o Estado mais
rico do país,” comentou o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro,
durante apresentação dos resultados do ANA em Brasília.
Santa Catarina é destaque nacional na
avaliação. Na rede estadual,a Escrita teve 83,83% dos alunos atingindo
ou extrapolando os objetivos de aprendizagem esperados ao final de um
terceiro ano. “O índice revela que essas crianças produzem textos
narrativos, a partir de uma situação dada, atendendo adequadamente ao
uso de elementos da textualidade, evidenciando o atendimento à norma
padrão da língua”, explica a diretora de Educação Básica da Secretaria
de Estado da Educação, Marilene Pacheco.
Na Leitura, os índices apresentam que 87,78% das crianças alcançaram
ou extrapolaram os objetivos de aprendizagem esperados ao final do
terceiro ano, ou seja, identificam a finalidade de textos como convite,
cartaz, receita e bilhete, localizam informação explícita em textos
curtos (com até cinco linhas) e em gêneros como piada, poema, história
em quadrinhos, texto informativo e narrativo.
Com
os números 86,67% dos nossos alunos excederam ou atingiram nível
satisfatório de entendimento dos conceitos matemáticos esperados. “Isso
significa que os alunos conseguem completar sequências numéricas
crescentes e decrescentes de números naturais não consecutivos,
reconhecer frequências iguais em gráfico de colunas, resolver problema
de subtração com números naturais de até dois algarismos e de divisão
com ideia de repartir”, afirma Marilene.
De acordo com a diretora, o bom
desempenho se deve a vários fatos, entre eles os projetos desenvolvidos
nas escolas estaduais. “O Programa Nacional de Alfabetização na Idade
Certa (PNAIC) e o Programa Estadual de Novas Oportunidades de
Aprendizagem (PENOA) são fundamentais neste processo. A nossa forma de
avaliação que é descritiva e a formação continuada dos professores
também contribuíram. Com o resultado da avaliação vamos analisar nossas
práticas e definir novas políticas para conquistarmos o êxito de todos
os alunos”, destaca Marilene.
Em 2015, o PNAIC conta com 86
orientadores de estudos trabalhando com 1.793 professores
alfabetizadores e atende cerca de 50 mil alunos. Em 2014, o PENOA
contribuiu com a aprendizagem de 4.600 alunos do 3º ano. Ambos têm como
objetivo trabalhar com os processos de leitura, produção textual oral e
escrita e de cálculo.
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segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Mais de 85% dos estudantes catarinenses tem desempenho adequado segundo relatório da ANA
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